Lançada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, em 2011, a ideia é que os mais pequenos comecem desde cedo a saber a importância de uma alimentação mais saudável. Por todo o país, as escolas que assim o entendam podem inscrever-se, sendo que no distrito, este ano, há seis a participar.
“Todos os dias nós fazemos o registo da fruta que eles comem na escola e em casa e depois no final da semana tem a medalha de mérito por comerem fruta e isso no final do ano dá direito a prémio do concurso “Heróis da Fruta”. A questão de ser um herói incentiva-os a comerem mais fruta”, disse Sandra Cordeiro, educadora de infância do centro social paroquial brigantino, que já participa no projecto há quatro anos.
O projecto pretende ainda que as crianças conheçam a importância dos alimentos saudáveis para a manutenção da saúde. A educadora assegura que até mesmo em casa os mais pequenos querem repetir o hábito que estão a ganhar na escola.
“Temos notado grande diferença nos lanches que trazem de casa, porque eles levam para casa indicações sobre o que é a alimentação saudável e querem trazer fruta para a escola”, acrescentou.
Mário Silva é o presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, responsável pelo projecto, e não tem dúvida de que é nestas idades que se deve a começar a ensinar bons hábitos.
“Eles precisam de ser incentivados nestas idades a repetirem os comportamentos saudáveis para os interiorizarem e essa é a mecânica do projecto. Por isso é que nesta segunda fase, nós queremos sensibilizar os adultos para eles serem também um exemplo positivo”, salientou.
Na primeira fase do projecto está a decorrer um concurso fotográfico sob o tema "Super Ideias para Salvar o Planeta", com mais de 400 escolas que aceitaram o desafio. A melhor fotografia será escolhida até dia 10 de Fevereiro. Serão finalistas as fotografias que angariem 200 votos por telefone ou 2000 likes no facebook. O projecto tem uma vertente solidária, uma vez que a totalidade da receita de cada chamada reverte como donativo para oferecer fruta a crianças que não podem levar lanche para a escola.
Escrito por Brigantia
Foto: Centro Social Paroquial dos Santos Mártires
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário