Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Seis escolas do distrito de Bragança participam no projecto “Heróis da Fruta - Lanche Saudável”

Com o objectivo de incentivar as crianças a comer fruta todos os dias, o jardim-de-infância do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, de Bragança está a participar no projecto “Heróis da Fruta - Lanche Saudável”.
Lançada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, em 2011, a ideia é que os mais pequenos comecem desde cedo a saber a importância de uma alimentação mais saudável. Por todo o país, as escolas que assim o entendam podem inscrever-se, sendo que no distrito, este ano, há seis a participar.

“Todos os dias nós fazemos o registo da fruta que eles comem na escola e em casa e depois no final da semana tem a medalha de mérito por comerem fruta e isso no final do ano dá direito a prémio do concurso “Heróis da Fruta”. A questão de ser um herói incentiva-os a comerem mais fruta”, disse Sandra Cordeiro, educadora de infância do centro social paroquial brigantino, que já participa no projecto há quatro anos.

O projecto pretende ainda que as crianças conheçam a importância dos alimentos saudáveis para a manutenção da saúde. A educadora assegura que até mesmo em casa os mais pequenos querem repetir o hábito que estão a ganhar na escola.

“Temos notado grande diferença nos lanches que trazem de casa, porque eles levam para casa indicações sobre o que é a alimentação saudável e querem trazer fruta para a escola”, acrescentou.

Mário Silva é o presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, responsável pelo projecto, e não tem dúvida de que é nestas idades que se deve a começar a ensinar bons hábitos.

“Eles precisam de ser incentivados nestas idades a repetirem os comportamentos saudáveis para os interiorizarem e essa é a mecânica do projecto. Por isso é que nesta segunda fase, nós queremos sensibilizar os adultos para eles serem também um exemplo positivo”, salientou.

Na primeira fase do projecto está a decorrer um concurso fotográfico sob o tema "Super Ideias para Salvar o Planeta", com mais de 400 escolas que aceitaram o desafio. A melhor fotografia será escolhida até dia 10 de Fevereiro. Serão finalistas as fotografias que angariem 200 votos por telefone ou 2000 likes no facebook. O projecto tem uma vertente solidária, uma vez que a totalidade da receita de cada chamada reverte como donativo para oferecer fruta a crianças que não podem levar lanche para a escola.

Escrito por Brigantia
Foto: Centro Social Paroquial dos Santos Mártires
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário