FOTO: Mário Santos |
A qualidade dos serviços móveis de voz e dados difere entre os operadores - saindo-se melhor a Vodafone - mas sobretudo entre zonas urbanas e rurais da região Norte, com estas últimas a não terem, em algumas áreas, qualquer serviço. Apesar de os serviços terem o mesmo preço em todo o País.
Em termos globais, o serviço de voz é bom, diz o estudo que aponta problemas, "nomeadamente no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas" nas zonas rurais.
O serviço de transferência de ficheiros, em download ou upload, também regista dificuldades, tal como a velocidade, com prejuízo para as áreas fora das zonas urbanas. As deficiências estendem-se ainda aos serviços de navegação na internet e YouTube vídeo streaming.
Este é o segundo estudo da qualidade de serviço, depois do efetuado no Alentejo.
PORMENORES
86 municípios
A região Norte foi avaliada, abarcando integralmente os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança e o norte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu, num total de 86 municípios.
Três operadores
O trabalho de campo decorreu entre os dias 3 e 13 de fevereiro de 2020, tendo sido realizadas 952 chamadas de voz e 6475 sessões de dados, abrangendo assim os serviços da Meo, Vodafone e Nos.
Medições sem pessoas
As medições foram sem intervenção ou decisão humana e em igualdade de condições para os vários operadores, permitindo a análise objetiva e comparativa dos desempenhos, garante a reguladora das comunicações.
Raquel Oliveira
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