Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Parto da Sereia

Um dos primeiros sinais que nos dizem que uma burra está prestes a parir é o aparecimento de secreções mamárias que passam de um líquido transparente para uma cor branca, indicação que o parto ocorrerá durante as 48 horas seguintes.
Logo que a Sereia começou a segregar leite branco, revezamo-nos em turnos noturnos a cada duas horas, de forma a fazer uma vigilância atenta. No entanto, três dias depois não havia ainda sintomas do início do nascimento, pelo que as veterinárias da AEPGA, Belén Leiva e Zélia Cruz, decidiram induzir o parto.
Foi a decisão correta, uma vez que a Sereia não estava a ter contrações suficientemente fortes para expulsar a cria. Na altura do parto, verificou-se que a cria não estava a conseguir romper a placenta como é natural, pelo que corria risco de asfixia se não tivesse tido uma preciosa ajuda nesse momento.
Felizmente tudo acabou por correr bem e, no dia 20 de abril pelas 19h30, o novo burranco via a luz do dia, trazendo mais um pedaço de felicidade para o Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), que agora conta com mais um elemento.




Sem comentários:

Enviar um comentário