Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Pires Cabral vai dar nome à Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros

A Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros vai passar a ter o nome do escritor António Manuel Pires Cabral.
Natural da aldeia de Chacim, no concelho de Macedo, tem mais de 60 obras publicadas, foi merecedor de vários prémios literários e distinções, entre eles a medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministro da Cultura em 2003 e o Prémio D. Dinis em 2005.

Pires Cabral diz-se honrado com a homenagem:

“É algo que me honra extraordinariamente poder dar o meu nome a uma instituição de cultura da minha terra, do meu concelho natal, ao qual tenho dedicado muita atenção enquanto escritor, e continuarem a fazê-lo. Fico muito feliz e procurarei fazer com que a Biblioteca Municipal A.M. Pires Cabral de Macedo de Cavaleiros seja um marco importante da cultura desta terra. “

E fica a certeza de que as obras de Pires Cabral vão ser parte do acervo da biblioteca de Macedo:

“É perfeitamente natural. Sinto-me na obrigação de oferecer à biblioteca todas as obras minhas das quais ainda disponho exemplares.

Já publiquei para cima de 60 obras, o que significa que, algumas delas, poderão ter-se esgotado com o tempo. Mas vou procurar fazer uma colheita, o mais ampla possível, e terei muito gosto de oferecer esses livros à biblioteca municipal da minha terra.”

O novo nome a atribuir à biblioteca foi aprovado em assembleia municipal e o autarca, Benjamim Rodrigues, diz ser uma distinção merecida:

“É um escritor reputado, que amou sempre e escreveu sobre a sua terra, e que, apesar de viver em Vila Real, nunca esqueceu e continuou sempre a escrever sobre Macedo de Cavaleiros.

Acho que é merecido porque é um escritor que tem muita obra publicada, é muito premiado e, como tal, merece esta distinção.

Temos vários edifícios que também vão receber o nome de pessoas ilustres de Macedo de Cavaleiros e iremos ver os timings certos para isso.”

Para já, aguarda-se pela data para batizar a Biblioteca Municipal de Macedo, com o nome do escritor macedense Pires Cabral.

Foto: A. M. Pires Cabral
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário