Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Cimeira Ibérica vai reconhecer como essenciais ligações de Quintanilha a Zamora e de Miranda a Espanha por Sayago

 A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, adianta que as ligações entre Quintanilha e Zamora e entre Miranda do Douro e Espanha, por Sayago, estão incluídas na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço.
Este documento, que vai ser aprovado na próxima Cimeira Ibérica prevista para os próximos dias, inclui várias ligações transfronteiriças rodoviárias e ferroviárias, ao longo do país. Segundo Isabel Ferreira, estas duas ligações fazem parte o acordo entre os dois governos.

“Indica ligações específicas no domínio da rodovia, também medidas de modernização e construção de novas infraestruturas ferroviárias e alguns projectos piloto relacionados com o 5G. Para esta região existem ligações que são reclamadas há muito tempo pelo território, mas que os dois países durantes as negociações reconheceram como ligações essenciais que são por exemplo a ligação de Quintanilha a Zamora, seria a A11, mas também a ligação Miranda do Douro a Zamora por Sayago”, adiantou.

Já ontem o primeiro-ministro tinha garantido a construção da ligação entre Bragança e a Puebla de Sanabria, em Espanha.

Para a governante, estes investimentos vão encurtar distâncias e potenciar novos mercados.

“Isto vai dar a esta região uma absoluta centralidade ibérica, estamos a falar de uma enorme proximidade a Madrid e a muitas outras cidades espanholas e também uma porta de entrada no espaço europeu. Porque, durante muitos anos, vivemos nesta fronteira sempre olhando para o litoral e vendo que existe um desequilíbrio socio-económico, que tem como consequência o desequilíbrio populacional. Precisamos de olhar também para o outro lado, nomeadamente o mercado ibérico, como uma oportunidade de internacionalização dos nossos bens e serviços, mas também como um espaço de concentração populacional maior, com mais e melhores características para atrair cidadãos de todo o mundo”, sublinhou.

A secretária de Estado da Valorização do Interior considera esta estratégia um marco histórico, devido ao grande entendimento entre os governos português e espanhol.

A Cimeira Ibérica devia acontecer esta sexta-feira, na Guarda, mas foi adiada, ainda sem data definida.

Temas abordados na entrevista à rádio Brigantia e Jornal Nordeste que pode ouvir na íntegra esta tarde depois do noticiário das 17h. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário