Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Jovem de Bragança vence Prémio Literário Nortear

 VI Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores distingue Célia Fraga, jovem escritora de Bragança com a obra “Ganapos”.
Célia Fraga
A jovem Célia Fraga, de 31 anos, natural de Bragança, licenciada em Ciências da Linguagem pela FLUP e Mestre em Realização em Cinema e Televisão pela ESAP, arrebatou a preferência do Júri do concurso com uma história passada no Verão de 1974, intitulada “Ganapos”, que descreve as dificuldades de adaptação a uma pequena aldeia do Nordeste Transmontano de dois jovens retornados de uma ex-colónia africana.

Os membros do júri destacaram na obra vencedora, em termos formais, a “escrita muito elegante, madura e coerente, inclusivamente nos diversos desdobramentos alcançados em diferentes categorias da narrativa, como o tempo, o espaço, as personagens e o narrador”. Salientou-se, ainda, relativamente ao conteúdo, uma forte utilização da estética.

Esta foi a estreia de Célia Fraga em concursos literários, jovem que “gosta sobretudo de contar histórias”. Autora do filme «Cinzas», distinguido, em 2019, com o Prémio do Público para o Melhor Filme de Estudante na primeira edição do “Kalajoke Film Festival” na Finlândia e com a Menção Honrosa Especial-Criatividade do Concurso Entre Escolas, no âmbito do Fantasporto.

Ao VI Prémio Literário Nortear concorreram 30 trabalhos produzidos por jovens escritores, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos. O júri desta edição foi constituído por Carla Amado, responsável do Instituto Camões – Centro Cultural Português em Vigo, enquanto presidente do júri, Arantza Portabales e Ramón Nicolás, escritores galegos e Carlos Lopes, representante da EDITA-ME.

A iniciativa é promovida pela Consellería de Cultura, Educación e Universidade da Xunta de Galicia, pela Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal e pelo AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, tendo por objetivos distinguir anualmente obras literárias originais de ambos os lados da fronteira do Rio Minho; incentivar a produção literária entre a juventude galega e a portuguesa e favorecer a circulação e distribuição de obras literárias entre a Galiza e Portugal, para reforçar o diálogo cultural entre os dois territórios.

Dotado com 3.000 euros, acrescidos da publicação da obra vencedora, o Prémio Literário Nortear procura, ainda, definir-se como um espaço cultural único e partilhado na Eurorregião, promovendo diferentes atividades (desde o início do Nortear em 2015), tendo em vista o conhecimento mútuo da cultura, da literatura, da criação artística em geral, em ambos os territórios, assumindo-se como um polo cultural, que se pretende de referência a nível europeu, no domínio da cooperação transfronteiriça.

Em 2018, deu início à promoção conjunta de atuações em diversas disciplinas da criação artística (dança, música, artes cénicas e audiovisuais) com a adaptação da obra “Clementina”, da escritora Lara Dopazo, vencedora da 1ª edição deste prémio, para um musical homónimo, apresentado em Vila Nova de Gaia e em Santiago de Compostela, estando já em agenda a apresentação pública da peça teatral da obra galardoada na 4ª edição “Ver”, no dia 21 de outubro de 2020, no Grande Auditório do Teatro de Vila Real.

Refira-se que o projeto Nortear foi considerado a melhor iniciativa cultural transfronteiriça em 2019, tendo-lhe sido atribuído o prémio “Sail of Papenburg” pela Assembleia Geral da Associação de Regiões Fronteiriças da Europa (AEBR).

Sem comentários:

Enviar um comentário