Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Museu da Terra de Miranda sofre ampliação após aquisição de edifício contíguo

 A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o município de Miranda do Douro adquiriram hoje um edifício contíguo ao Museu da Terra de Miranda (MTM) por 82 mil euros destinado à ampliação da unidade museológica.

"O custo da aquisição do imóvel foi de 82 mil euros, sendo suportado, em partes iguais, pela DRCN e pelo município de Miranda do Douro", indicou à Lusa o diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte.

Para o responsável, esta aquisição concretiza um objetivo há muito aguardado e que agora irá permitir avançar com uma intervenção de remodelação e ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda.

"O projeto será executado pelos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte, ficando a intervenção no edifício sujeita a disponibilidade orçamental", concretizou.

António Ponte destaca ainda "a parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Miranda do Douro para a presente aquisição, reveladora das boas relações institucionais existentes e dos objetivos transversais de defesa da Cultura e do Património que unem as duas entidades".

O edifício agora adquirido será integrado na ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda, "cujo projeto irá entretanto iniciar-se".

"O edifício museológico deixa transparecer, através da sua estrutura, memórias que nos transportam para a prática e história do seu funcionamento, onde se desempenharam, igualmente, funções de cadeia municipal até ao ano de 1790", indica a DRCN.

Este processo de restauro e melhoria das condições de exposição e visitação era reclamado pela autarquia de Miranda do Douro há cerca de duas décadas.

Em janeiro de 2009, o projeto de requalificação e ampliação do MTM foi apresentado em cerimónia pública e previa-se investir cerca de 1,5 milhões de euros nas obras de requalificação.

Dois anos depois, o então secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, admitiu à Lusa a possibilidade de inscrever "parte" da verba destinada à requalificação e ampliação do MTM no Orçamento Estado para o ano de 2012. Contudo, tudo ficou praticamente igual.

Fundado em 1982, e sob gestão da DRCN, a unidade museológica evoca a cultura, usos e costumes da Terra de Miranda, principalmente na multiplicidade dos seus aspetos geográficos, geológicos, históricos e socioeconómicos.

A exposição permanente apresenta coleções de trajes mirandeses e instrumentos usados na sua produção, alfaias agrícolas, máscaras e instrumentos musicais tradicionais.

Texto: Lusa,  Foto: AP

Sem comentários:

Enviar um comentário