Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 13 de dezembro de 2020

Aldeia dos Caretos no 1.º aniversário de Património da Humanidade

 A aldeia de Podence, em Trás-os-Montes, está mais colorida com o garrido dos Caretos nas fachadas das casas em novos murais que assinalaram hoje o primeiro aniversário da elevação dos tradicionais mascarados a Património da Humanidade.


O vermelho, verde, amarelo e preto dos fatos e das máscaras e as endiabradas criaturas são uma presença constante num passeio pela aldeia de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, berço do Entrudo Chocalheiro elevado, a 12 de dezembro de 2019, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura.

Com novos murais pintados por artistas da região, a Associação dos Caretos de Podence assinalou na manhã de hoje um ano da distinção, marcado também pela inauguração de novos monumentos na aldeia, como as 12 máscaras alusivas à data e um careto para as “selfies” dos visitantes.

Desta forma, os responsáveis querem Podence “seja a aldeia mais colorida de Portugal” e oferecer motivos para visitar o berço dos caretos durante todo o ano, como realçou, António Carneiro, presidente da Associação dos Caretos de Podence.

As regras ditadas pela pandemia ditaram uma cerimónia com pouca gente, mas onde não faltaram também os caretos e a esperança do presidente de que no próximo ano seja possível realizar “uma festa à altura da dignidade do reconhecimento por parte da UNESCO”.

A tradição do Entrudo Chocalheiro, essa será mantida, como garantiu, e os caretos irão sair à rua, entre 13 e 16 de fevereiro, dentro das normas sanitárias, sem os habitais ajuntamentos que, no último carnaval, levaram cerca de 50 mil pessoas à aldeia com 200 habitantes.

Entre as visitas estava o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que prometeu interceder junto do Governo para garantir a pretensão local de ser instalado na terra dos Caretos os pavilhão de Portugal da próxima Expo do Dubai, depois de desmontado.

O presidente da Associação espera algum eco como prenda neste primeiro aniversário, mas de Lisboa ainda não chegou nada.

“Mas temos esperança que ela vai chegar e nós estamos cá para pressionar, no bom sentido, que este é um património que é rico em Trás-os-Montes e que, como disse o senhor presidente da República, os Caretos são a historia de uma tradição, de um povo, de uma região”, afirmou.

A associação pretende instalar no futuro espaço o Museu Europeu da Máscara e do Chocalho.

Uma prenda prometeu o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, que tornou público que o município tem em curso o processo de aquisição de terrenos na aldeia para instalar o pretendido pavilhão de Portugal depois de terminada a exposição mundial do Dubai, em 2021.

“A Câmara tem já esse processo “muito avançado, com a avaliação de terrenos e a intenção de adquirir”, salientou.

O autarca indicou que, “entretanto estão obras para avançar ainda este mês de dezembro na escola da aldeia, que passará a ser uma oficina de workshops e também novas instalações sanitárias” para criar infraestruturas para receber os visitantes do Entrudo Chocalheiro.

Desde a chegada da pandemia que as deslocações para atuação dos caretos em várias partes do mundo foram todas canceladas, mas os mascarados tornaram-se motivos para criativos de jogos e marcas como a Castelbel, uma empresa portuguesa de fragâncias presente em vários países.


A marca lançou um Sabonete dos Caretos de Podence, apresentado hoje nas comemorações do aniversário de Património da Humanidade.

Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias.

É apontado como “o mais genuíno carnaval português”, sem samba, ao ritmo da tradição.

Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, todavia os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser “Entrudo Chocalheiro”.

Os mais emblemáticos mascarados das tradições transmontanas têm representado Portugal em eventos internacionais com presença em dez países

Helena Fidalgo, da Agência Lusa, Fotos: António Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário