Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Projeto do laboratório colaborativo Montanhas de Investigação pretende diminuir o desperdício alimentar

 O projecto, com origem o laboratório colaborativo MORE – Montanhas de Investigação, desenvolveu um consórcio composto por 24 entidades nacionais, inseridas na fileira agroalimentar, estando dividido em 5 tópicos basilares, orientados para o desenvolvendo ou introdução de novos processos, produtos ou serviços inovadores.
Entidades científicas e empresariais de Trás-os-Montes estão a participar no combate ao desperdício alimentar e no aumento da sustentabilidade da cadeia agro-alimentar. No terceiro trimestre deste ano, teve início o projeto mobilizador de I&DT BIOma “Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar” que visa propor alternativas para reduzir o desperdício em toda a cadeia alimentar, aplicando abordagens do “prado ao prato”.

O projecto, com origem o laboratório colaborativo MORE – Montanhas de Investigação, desenvolveu um consórcio composto por 24 entidades nacionais, inseridas na fileira agroalimentar, estando dividido em 5 tópicos basilares, orientados para o desenvolvendo ou introdução de novos processos, produtos ou serviços inovadores.

O projeto I&DT BIOma “Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar” criou uma ferramenta para a avaliação de sustentabilidade, utiliza e tecnologias digitais para monitorização do desperdício alimentar e tecnologias biológicas para o prolongamento de tempo de prateleira.

Por outro lado, pretende-se a valorização de subprodutos e dos resíduos agroalimentares, como complementos alimentares, substâncias de base natural, compostos de qualidade, bioestimulantes e melhoradores do solo.

Uma outra componente deste projecto é a criação de ferramentas para a rastreabilidade da cadeia de valor agroalimentar e a introdução de um ecossistema digital para a inovação e desenvolvimento de um marketplace com tecnologia, subprodutos e campos experimentais.

O projeto conta com 4 parceiros da região de Bragança, nomeadamente o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), apoiado pelas Unidades de I&D CeDRI, CIMO e UNIAG, o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (Colab MORE), a Sortegel e a Acushla.

Estas entidades integram o projeto desde a sua conceptualização e preparação, encontrando-se, neste momento, a trabalhar ativamente em todas as suas tarefas técnicas. O projeto terá a duração de 36 meses e conta com orçamento global de perto de 8 milhões de euros, sendo que as instituições da região têm um orçamento combinado superior a 750 mil euros.

O projeto I&DT BIOma “Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar” é financiado através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete2020), no âmbito Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Sem comentários:

Enviar um comentário