Número total de visualizações do Blogue

8846272

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Medição Ambulatória da Pressão Arterial chega a quase todo o distrito e evita deslocações ao Porto e a Vila Real

 O novo MAPA (Medição Ambulatória da Pressão Arterial) de 48 horas está disponível em praticamente todo o distrito de Bragança. Além de trazer vantagens em relação ao anterior método de diagnóstico da hipertensão, também permite que quem tenha de fazer o exame evite deslocações a Vila Real ou ao Porto.
Para já as máquinas podem ser instaladas em 10 dos 12 concelhos, à excepção de Vila Flor e Freixo de Espada à Cinta, em farmácias e clínicas de análises clínicas, permitindo aos doentes serem diagnosticados no concelho de residência, como explica Paulo Jaloto, da farmácia Nova Central em Bragança, que tem a representação do serviço no distrito e onde é possível ter acesso a este exame de diagnóstico. “É uma forma de as populações de todos os concelhos não terem que se deslocar, por vezes, 600 quilómetros porque é preciso ir pôr e tirar. Uma pessoa de Miranda teria que ir a Vila Real, faria esse número de quilómetros. Há dois concelhos que ainda não tê. Estamos a tentar chegar a um acordo com os nossos parceiros. Esperemos chegar em breve para levar este serviço a todas as populações”.

Actualmente no distrito são feitos cerca de 150 mapas por mês, mas Paulo Jaloto garante que há capacidade para aumentar a quantidade de exames.

Este MAPA faz a medição da pressão arterial de hora em hora no período de dois dias, nomeadamente durante o sono, dando valores reais e anulando o efeito da “bata branca”, explica o médico internista e especialista nesta área António Pedro Machado. “A MAPA de 48 horas é muito complexa. Permite ter acesso à pressão arterial durante o sono porque a pressão que temos durante o dia dá um contributo muito modesto para o risco”.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte no país e representam um terço de toda a mortalidade, estando estas patologias relacionadas com a hipertensão arterial.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário