Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

AECT León-Bragança parceiro em projetos europeus sobre Património Cultural Rural e Participação Social Ativa

 O objetivo deste projeto é analisar os melhores métodos e boas práticas no contexto da participação cívica, a nível internacional, de modo a receber formação adicional e a aprender novas metodologias de fomento da participação cívica em determinados grupos-alvo.


O AECT León-Bragança está envolvido, enquanto parceiro, na concretização de dois projetos financiados pelo Programa ERASMUS+, focados na Participação Social Ativa, “My Language-Your Language”, e no Património Cultural Rural, “Rural Heritage”, cujas atividades decorrerão ao longo dos próximos dois anos e que foram debatidas em sessões, nos dias 10 e 12 de fevereiro.

O projeto “My Language-Your Language”, coordenado pela entidade alemã “Bem-Estar Social de Colónia”, terá, também, como parceiros, a “Academia de Educação Política e Promoção da Democracia”, da Áustria, a “Associação de Agências da Democracia Local”, de Itália, e o AECT León-Bragança.

O objetivo deste projeto é analisar os melhores métodos e boas práticas no contexto da participação cívica, a nível internacional, de modo a receber formação adicional e a aprender novas metodologias de fomento da participação cívica em determinados grupos-alvo.

Já o projeto “Rural Heritage”, coordenado pelo AECT León-Bragança, visa promover um plano de formação de guias-intérpretes do Património Cultural Rural.

Para delinear as estratégias a adotar, a sessão contou com a participação de 13 especialistas em património cultural, formação profissional e desenvolvimento rural de cinco países europeus (Itália, Eslovénia, Hungria, Portugal e Espanha), pertencentes às entidades que integram o consórcio do projeto: o AECT León-Bragança e a empresa de consultoria ambiental SERVIMA, ambas com sede em León (Espanha); a CORANE, Associação de Municípios do Nordeste de Portugal, com sede em Bragança; a Universidade de Budapeste, Eötvös Loránd, na Hungria; o Centro Oficial do Instituto de Educação e Formação Profissional da República da Eslovénia (CPI); e FOR.ES, um centro privado italiano de formação profissional em Trento.

O objetivo do projeto é contribuir para a profissionalização e para o desenvolvimento económico baseado no património para fins turísticos no meio rural, através de um plano de formação e de materiais de formação profissional, tanto para professores e alunos, como para a população rural, procurando melhorar o acesso à formação e qualificação para todos.

Visa, também, sensibilizar para a importância do património cultural rural, tangível e imaterial, promovendo o intercâmbio intercultural e intergeracional do património rural europeu.

Ao longo dos dois anos, serão promovidos, nos diferentes países, reuniões de trabalho, seminários, eventos e ações de formação com o objetivo de promover redes de aprendizagem e comunicação entre os beneficiários do projeto, as autoridades, as empresas e os agentes sociais, ligados direta ou indiretamente com a temática do projeto.

As diversas ações do projeto estarão abertas a todos os cidadãos, com preferência para os oriundos do meio rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário