Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Em Macedo de Cavaleiros, as comemorações do 25 de Abril voltaram a sair à rua

 Numa altura em que a palavra liberdade tem um significado peculiar, Benjamim Rodrigues aproveitou os discursos do 25 de Abril para agradecer aos agentes que diariamente asseguram a manutenção da liberdade:


“Primeiro tivemos a pandemia que atentou contra a nossa liberdade e depois esta guerra que põe em risco a liberdade de toda a gente.

Portanto, as instituições a quem agradeci estão sempre presentes, disponíveis, esforçam-se, com um espirito de abnegação impar e, como tal, o seu trabalho tem de ser sempre reconhecido.

Agradeci, de uma forma genérica, aos agentes que estão sempre no terreno e asseguram a nossa liberdade.”

Os discursos começaram com a participação de três jovens, em representação de diferentes forças politicas, que falaram sobre a liberdade.

Para o presidente da câmara, foi revelador de que a juventude tem consciência da importância do 25 de Abril:

“Felizmente, eles fizeram uma leitura muito correta do que foi e continua a representar o 25 de Abril, e penso que, de uma certa forma, revelaram que há uma consciencialização da juventude para essa realidade, para os riscos que é perdê-la e penso que a juventude sabe daquilo que fala.”

O presidente da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros, Camilo Morais, também usou da palavra na cerimónia solene do 25 de Abril.

Aproveitou para lembrar um dos principais problemas do interior, a desertificação:

“O país, tal como está, com esta assimetria profunda que existe de um quase deserto humano no interior e uma sobrelotação das pessoas no litoral, que consomem imensos recursos, é o mal que temos de ultrapassar rapidamente para tornar o país mais justo e inclusivo.

Vinquei muito a questão da educação pois educar para qualificar e inovar aqui no interior, possivelmente até passando pela regionalização, são fatores importantes para que as nossas crianças cresçam aqui saudáveis e tenham as mesmas oportunidades que têm no litoral.”

O regresso das comemorações do 25 de Abril a Macedo de Cavaleiros, depois de dois anos de pandemia.

Houve ainda um Concerto pela Liberdade durante a tarde, com a Banda 25 de Março.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário