quarta-feira, 27 de abril de 2022

Município de Bragança lança campanha contra dejetos de animais em espaços públicos

 A campanha “Eles não têm culpa. Os donos não têm desculpa.” assume um tom provocatório, ao mesmo tempo que responsabiliza os donos e apela para que todos limpem os dejetos dos seus animais de companhia, contribuindo assim para a saúde pública e o bem-estar daqueles que utilizam os espaços públicos.


O Município de Bragança lançou uma campanha de sensibilização com o objetivo de reforçar a obrigatoriedade de recolha dos dejetos animais nos espaços públicos. Um problema de saúde pública que tem vindo, sistematicamente, a agravar-se. A campanha “Eles não têm culpa. Os donos não têm desculpa.” assume um tom provocatório, ao mesmo tempo que responsabiliza os donos e apela para que todos limpem os dejetos dos seus animais de companhia, contribuindo assim para a saúde pública e o bem-estar daqueles que utilizam os espaços públicos.

O Município tem constatado que cada vez mais famílias têm a seu cargo animais de companhia, com as consequências a fazerem-se sentir, e muito, nos espaços públicos (essencialmente passeios, parques, jardins e zonas verdes), onde os dejetos proliferam, condicionando a sua fruição em pleno, essencialmente por parte de crianças.

Com o objetivo de que chegue a todos os munícipes, esta campanha, que já arrancou, assenta numa diversidade de suportes de comunicação: mupis e outdoors digitais em locais estratégicos, distribuição de 12 mil flyers nas caixas do correio, divulgação nos canais digitais do Município de Bragança (website, Facebook e Instagram), na rede TOMI, nos meios de comunicação locais (imprensa e rádio) e através da fatura da água. Para além destes suportes, o Município de Bragança vai ainda proceder à colocação de placas informativas nos locais onde se verifica a maior parte das ocorrências.

Tendo em conta que a esta campanha se seguirá uma fiscalização, com vista a penalizar os infratores, esta é mais uma forma de alertar os munícipes para a importância do cumprimento do Código Regulamentar do Município de Bragança, que prevê a aplicação de uma coima de 50 a 500 euros para donos de animais que defequem em espaço público e de 100 a 1000 euros para donos de animais que defequem em parques, jardins e espaços verdes.

Com esta iniciativa, na qual foram investidos dez mil euros, o Município de Bragança aposta na consciencialização dos seus munícipes, pretende que ninguém fique indiferente e passe a adotar comportamentos de higiene animal, de saúde pública e respeito para com os seus concidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário