quinta-feira, 21 de abril de 2022

Macedo de Cavaleiros já tem uma equipa de sapadores florestais e pode vir a ser uma base para bombeiros sapadores

 Já foi criada e está no terreno a primeira equipa de sapadores florestais em Macedo de Cavaleiros, constituída por cinco elementos, e no futuro poderá surgir uma segunda.


A novidade foi avançada pela Diretora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, que deixou ainda saber que há intenção de sediar em Macedo a primeira base de bombeiros sapadores florestais do distrito de Bragança:

“Foi criada já uma equipa de sapadores florestais, pela APATA, que vai dar apoio aqui em Macedo de Cavaleiros, há intenções de vir a criar uma outra equipa e temos também, no futuro, a possibilidade de vir a contar aqui com uma base para bombeiros sapadores florestais.

Temos já três bases criadas, uma em Vila Pouca de Aguiar, outra em Cabeceiras de Basto e outra em Paredes de Coura. Pretendemos, no futuro, vir a ter mais um apoio aqui em Macedo de Cavaleiros e outro em Arouca.

Os bombeiros são sempre elementos muito importantes, têm um papel absolutamente fundamental naquilo que é o combate e, como tal, é sempre muito bom trabalharmos de forma articulada com eles e com todos os que connosco colaboram.”

A escolha de Macedo de Cavaleiros para a criação desta base foi estratégica:

“Aqui no Norte foi feita uma abordagem estratégica das possíveis localizações para instalar a força. Pela centralidade e condições que o próprio instituto aqui tem, identificámos Macedo como uma oportunidade para, numa segunda fase, podermos vir a instalar a força, que tem uma coordenação nacional e vai trabalhar aqui mas não só, fazendo-o de forma articulada entre todos, podendo ser chamada a outras regiões.”

Cada equipa conta com 15 elementos e vai em breve ser aberto concurso para recrutar elementos:

“Temos as de Vila Pouca de Aguiar, Cabeceiras de Basto e Paredes de Coura em criação, já temos alguns elementos que foram contratados, estiveram em formação e este ano já vão apoiar e ser chamados ao sistema.

Infelizmente tínhamos aberto concurso para 100 e não conseguimos ocupar as vagas. Muito em breve vamos voltar a abrir concursos para recrutar pessoas e preencher as vagas que ainda existem.

A ideia era, num curto espaço de tempo, termos todas as vagas preenchidas para depois avançarmos para a fase seguinte, que seria ter, a nível nacional, uma força constituída por 260 elementos que era o que estava previsto.”

As 15 equipas de sapadores florestais do distrito de Bragança já estiveram na terça-feira e continuam hoje em Macedo de Cavaleiros a receber formação para preparar a época de incêndios que se avizinha.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário