Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Apresentação de escultura de Paulo Moura assinala 25 de Abril em Carrazeda de Ansiães

 É uma maçã gigante com outra maçã dentro que gira com o vento. Chama-se “Rotativa Malus Domestica” e é a nova obra do escultor Paulo Moura. Foi inaugurada, esta segunda-feira, na rotunda de Luzelos, em Carrazeda de Ansiães, para assinalar os 48 anos do 25 de Abril de 1974.

Rotativa Malus Domestica é local de eleição para uma fotografia de grupo
Imagem: Eduardo PInto

A peça foi construída em aço corten com liga de cobre. Tem um aspeto de oxidação permanente que, ao mesmo tempo, o protege. O material foi eleito por estar mais adaptado ao clima transmontano. A obra tem cerca de oito metros de atura, seis de diâmetro e pesa quase seis toneladas. A sua criação demorou cerca de cinco meses e contou também com a colaboração de Emanuel Moura e Jorge Moura.

Escultura esta instalada na rotunda de Luzelos | Imagem: Eduardo Pinto

Paulo Moura ficou satisfeito com a forma como a obra foi acolhida por carrazedenses e não só. “Quando colocamos um trabalho em espaço público, tentamos chegar a quem o observa. Creio que neste caso foi conseguido”, comentou o artista plástico.

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, explicou que a “Rotativa Malus Domestica” foi encomendada a Paulo Moura na sequência da reivindicação de alguns produtores de maçã do concelho. “Há algum tempo que me diziam que faltava uma obra de arte de referência sobre a maçã, que é já identitária do concelho”, salientou.

A opção pela rotunda de Luzelos ficou a dever-se ao facto de estar situada na freguesia de Marzagão, uma das que tem mais pomares de macieiras.

Paulo Moura está já a trabalhar noutra obra de arte para instalar num miradouro do concelho, que o autarca prefere não revelar ainda. João Gonçalves disse apenas que será “diferenciador” e que se vai juntar ao roteiro de Miradouros que a Câmara está a criar.

O artista de Carrazeda de Ansiães tem já o seu nome associado aos miradouros “Olhos do Tua”, em Castanheiro do Norte, e “São Lourenço”, no lugar com o mesmo nome, na freguesia de Pombal de Ansiães.

Sem comentários:

Enviar um comentário