sexta-feira, 22 de abril de 2022

Comemorações do 25 de Abril voltam a contar com várias atividades em Macedo de Cavaleiros

 No ano em que a democracia instaurada após a revolução dos cravos comemora 48 anos, os mesmos que durou a ditadura em Portugal, e com o aliviar das medidas impostas devido à pandemia, em Macedo de Cavaleiros as comemorações do 25 de Abril voltam a contar com várias atividades.


O presidente do município, Benjamim Rodrigues, refere que é importante celebrar a liberdade, o que se reveste de maior importância dada a situação de guerra que se vive no leste da Europa:

“É um marco da democracia e, por isso, é uma data que temos de preservar e comemorar todos os anos.

É importante que este ano façamos as comemorações de uma forma digna, e dada a realidade atual, mais do que nunca é bom mostrar à população, e em especial aos jovens, os valores da democracia e liberdade.

Sermos vítimas de tiranias e ditaduras é algo que não é compatível com um tipo de vida confortável e saudável, onde as pessoas não se podem exprimir, é uma condicionante muito grande.”

As comemorações começam com a IV edição da Corrida da Liberdade.

A contar para o Campeonato Distrital de Estrada da Associação de Atletismo de Bragança, é esperada a participação de mais de uma centena de atletas, deixa saber o vice-presidente da autarquia de Macedo e responsável pelo pelouro do desporto, Rui Vilarinho:

“Macedo de Cavaleiros sempre teve tradição no atletismo, quisemos voltar a introduzi-lo e verificamos que é já uma realidade.

Acredito que tenhamos mais de uma centena de atletas, e poderá aproximar-se até das duas, e se continuarmos com esta prova, garantidamente que haverá mais gente nos próximos anos.

Espero que corra bem, o circuito é na cidade e sei que vêm atletas de muita qualidade. Gostaria que aparecessem muitos daqui de Macedo de Cavaleiros, pois há cada vez mais pessoas a fazer atletismo, prova disso é o Clube Atlético que iniciou a modalidade há pouco tempo e já tem muita gente.

Qualquer pessoa pode participar e corre aquilo que puder.

Convém fazer marcação prévia, mas se alguém não conseguir e aparecer lá no dia, não acredito que a organização e os nossos técnicos o impeçam de correr.”

A partida acontece às 9h no Jardim 1º de Maio, onde, por volta das 11h, decorre a cerimónia oficial com o hastear das bandeiras e os habituais discursos.

À tarde, há um Concerto pela Liberdade com a Banda Filarmónica 25 de Março, no Centro Cultural da cidade.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário