quinta-feira, 21 de abril de 2022

IPSS do distrito consideram insustentável aumento do preço dos combustíveis e bens alimentares

 O aumento do preço dos combustíveis e de vários bens, nomeadamente alimentares, está a deixar as instituições de solidariedade social do distrito de Bragança numa situação insustentável

As instituições estão com custos acrescidos e os apoios, por parte do Governo, mantêm-se, para já, os mesmos.

Paula Pimentel, presidente da União das IPSS do distrito de Bragança, admite que é preciso dar a volta à situação e que tudo passa por olhar para estas entidades com mais cuidado, percebendo as suas reais necessidades.

“Nós precisávamos de ter uma revisão dos nossos acordos de cooperação, tendo em conta o aumento do custo de vida. As instituições têm algum apoio, mas tendo em conta as dificuldades do dia-a-dia, as necessidades actuais, não chega. E as famílias, nem todas, têm condições para comparticipar”, explicou.

A União das IPSS do distrito de Bragança completou ontem 20 anos. Paula Pimentel é presidente da entidade há oito e explica que os tempos são complicados mas que a União das IPSS tem estado sempre ao lado das instituições.

“Têm sido tempos difíceis e mas também desafiantes, sobretudo porque procuramos estar ao lado das instituições o mais possível e quando digo estar ao lado das instituições é tentar encontrar soluções para os problemas que surgem no dia-a-dia”, referiu.  

Se o cenário não mudar e as IPSS não receberem mais apoios, Paula Pimentel espera que os próximos tempos sejam pelo menos de entreajuda, como até agora tem acontecido.

A união, presidida por Paula Pimentel, integra 83 instituições de todos os concelhos do distrito de Bragança. O vigésimo aniversário da entidade será assinalado no NERBA, no próximo dia 11 de Maio.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário