sexta-feira, 22 de abril de 2022

Apresentação pública do modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho

 Dinamizar um modelo de gestão de proximidade: mais participativo, colaborativo e mobilizador, com vista à salvaguarda dos valores naturais do Parque Natural de Montesinho, que promova a coesão territorial e responda aos desígnios da sustentabilidade, nas dimensões política, social, económica, ecológica e cultural.


É com este objetivo que está a ser trabalhado o modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho (PNM), apresentado publicamente hoje, 22 de abril, no Auditório Paulo Quintela, e que resultará na elaboração e implementação de um Plano de Cogestão, com vista à valorização do capital natural intrínseco ao PNM, que comunique e promova o Parque de forma diferente e que, principalmente, se aproxime das pessoas, de forma inclusiva e integrada, em todas as suas valências e singularidades: identitárias, sociais, culturais e económicas.

"É na perspetiva de melhorar a atual situação das pessoas, que vivem e trabalham no Parque Natural de Montesinho, que o Município de Bragança integra este processo de cogestão", referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão. "Atualmente, o Parque não serve as populações. Esperamos que, no decorrer deste novo modelo, essa situação seja invertida e que as pessoas possam, finalmente, ser uma peça central, além, claro, da própria preservação e conservação da natureza", sublinhou, acrescentando que "só assim faz sentido".

Constituída a 13 de janeiro de 2022, a Comissão de Cogestão do PNM tem, entre outras, a responsabilidade de implementar o Plano Anual de Atividades, devendo, para tal, promover uma dinâmica de gestão de proximidade e participativa, incentivando o estabelecimento de parcerias com entidades do território, que reconheçam o valor natural do Parque como o elemento agregador desta área protegida, mas que, também, considerem outros valores distintivos e genuínos como elementos diferenciadores e identitários da região, com potencial de valorização conjunta.

Assim sendo, o Plano de Ação 2022 prevê a realização de ações preparatórias (diretamente relacionadas com a operacionalização do projeto e que incluem todo o tipo de iniciativas prévias às ações contínuas e integradas), ações transversais e contínuas (assentam em iniciativas recorrentes e obrigatórias, realizadas num plano interno à Comissão de Cogestão, podendo alguns dos seus resultados serem tornados públicos) e, por fim, ações integradas (incluem todo o tipo de iniciativas de participação pública, que promovem o envolvimento de parceiros, atores locais e partes interessadas no Modelo de Cogestão do PNM).

O Parque Natural de Montesinho

O PNM situa-se no Nordeste de Portugal Continental, a Norte dos Concelhos de Bragança e Vinhais, na designada Terra Fria Transmontana. Está delimitado a Norte, a Este e a Oeste pela fronteira com Espanha, representando mais de metade da delimitação total desta área protegida.

Com uma superfície total de 74 229 ha, a sua população atual é de, aproximadamente, 8 mil habitantes distribuídos por 88 aldeias, nomeadamente 45 aldeias em 13 freguesias no concelho de Vinhais e 43 aldeias em 15 freguesias no concelho de Bragança (ICNF, 2020).

As suas altitudes variam entre os 438 metros, no rio Mente, no extremo ocidental, e os 1486 metros na Serra de Montesinho. Situado na Terra Fria transmontana, este Parque Natural é uma área de montanha dominada por relevos suaves separados por vales encaixados.

Sem comentários:

Enviar um comentário