Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Apresentação pública do modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho

 Dinamizar um modelo de gestão de proximidade: mais participativo, colaborativo e mobilizador, com vista à salvaguarda dos valores naturais do Parque Natural de Montesinho, que promova a coesão territorial e responda aos desígnios da sustentabilidade, nas dimensões política, social, económica, ecológica e cultural.


É com este objetivo que está a ser trabalhado o modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho (PNM), apresentado publicamente hoje, 22 de abril, no Auditório Paulo Quintela, e que resultará na elaboração e implementação de um Plano de Cogestão, com vista à valorização do capital natural intrínseco ao PNM, que comunique e promova o Parque de forma diferente e que, principalmente, se aproxime das pessoas, de forma inclusiva e integrada, em todas as suas valências e singularidades: identitárias, sociais, culturais e económicas.

"É na perspetiva de melhorar a atual situação das pessoas, que vivem e trabalham no Parque Natural de Montesinho, que o Município de Bragança integra este processo de cogestão", referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão. "Atualmente, o Parque não serve as populações. Esperamos que, no decorrer deste novo modelo, essa situação seja invertida e que as pessoas possam, finalmente, ser uma peça central, além, claro, da própria preservação e conservação da natureza", sublinhou, acrescentando que "só assim faz sentido".

Constituída a 13 de janeiro de 2022, a Comissão de Cogestão do PNM tem, entre outras, a responsabilidade de implementar o Plano Anual de Atividades, devendo, para tal, promover uma dinâmica de gestão de proximidade e participativa, incentivando o estabelecimento de parcerias com entidades do território, que reconheçam o valor natural do Parque como o elemento agregador desta área protegida, mas que, também, considerem outros valores distintivos e genuínos como elementos diferenciadores e identitários da região, com potencial de valorização conjunta.

Assim sendo, o Plano de Ação 2022 prevê a realização de ações preparatórias (diretamente relacionadas com a operacionalização do projeto e que incluem todo o tipo de iniciativas prévias às ações contínuas e integradas), ações transversais e contínuas (assentam em iniciativas recorrentes e obrigatórias, realizadas num plano interno à Comissão de Cogestão, podendo alguns dos seus resultados serem tornados públicos) e, por fim, ações integradas (incluem todo o tipo de iniciativas de participação pública, que promovem o envolvimento de parceiros, atores locais e partes interessadas no Modelo de Cogestão do PNM).

O Parque Natural de Montesinho

O PNM situa-se no Nordeste de Portugal Continental, a Norte dos Concelhos de Bragança e Vinhais, na designada Terra Fria Transmontana. Está delimitado a Norte, a Este e a Oeste pela fronteira com Espanha, representando mais de metade da delimitação total desta área protegida.

Com uma superfície total de 74 229 ha, a sua população atual é de, aproximadamente, 8 mil habitantes distribuídos por 88 aldeias, nomeadamente 45 aldeias em 13 freguesias no concelho de Vinhais e 43 aldeias em 15 freguesias no concelho de Bragança (ICNF, 2020).

As suas altitudes variam entre os 438 metros, no rio Mente, no extremo ocidental, e os 1486 metros na Serra de Montesinho. Situado na Terra Fria transmontana, este Parque Natural é uma área de montanha dominada por relevos suaves separados por vales encaixados.

Sem comentários:

Enviar um comentário