domingo, 24 de abril de 2022

Como identificar ninhos de aves de jardins

 Um guia simples para identificar os ninhos de cinco espécies de aves de jardins que poderá encontrar facilmente no seu bairro ou jardim local, incluindo pintassilgos, pardais e melros-pretos.

Carriça. Foto: Frank Vassen/WikiCommons

Em plena época de nidificação das aves, pode tentar observar os ninhos e como as aves os estão a usar, sempre mantendo uma distância segura para não perturbar tão importante momento na vida destas espécies.

A associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, coordenadora do projecto Alojamento Local para Aves, ajuda-nos a identificar os ninhos feitos por estas cinco espécies de aves que conhecemos tão bem.

Pintassilgo (Carduelis carduelis):

Foto: Benjamint444/WikiCommons

Os pintassilgos fazem ninho em forma de taça, normalmente entre os ramos das árvores, e são construídos com fibras vegetais (herbáceas) e animais (ovelhas, cães, gatos), de tonalidades mais esbranquiçadas.

Pardal (Passer domesticus):

Foto: Zeynel Cebeci/WikiCommons

Os pardais são muito pouco esquisitos com os locais onde constroem os ninhos, desde cavidades de estruturas humanas, cavidades naturais de árvores e de outros ninhos de aves, como os das cegonhas-brancas, e ainda em caixas-ninho. É um ninho em forma de cúpula e formado por palhas e ervas.

Melro-preto (Turdus merula):

Foto: JJ Harrison/WikiCommons

O melro-preto fez o seu ninho também em forma de taça, mas mais alto do que os ninhos dos pintassilgos, e é construído por entre os ramos das árvores e arbustos. Para a sua construção utilizam folhas, musgo e outros filamentos vegetais, que é depois forrado com barro ou lama.

Carriça (Troglodytes troglodytes):

Foto: Alpsdake/WikiCommons

Foto: Vianney Bajart/WikiCommons

O macho tem que se esforçar mais do que as outras espécies deste grupo, pois tem de construir vários ninhos para impressionar uma fêmea. O ninho é construído em cavidades naturais ou humanas e é em forma de esfera com uma pequena entrada circular. É formado por musgo e outros filamentos vegetais.

Rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros):

Foto: Wald1siedel/WikiCommons

Foto: Simon Mannweiler/WikiCommons

O rabirruivo-preto constrói os ninhos em pequenas plataformas de estruturas humanas ou em cavidades/fendas de paredes rochosas ou muros. O ninho tem a forma de copo ou taça, sendo formado por ramos finos e folhas e revestido por ervas e musgo.

Helena Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário