quinta-feira, 21 de abril de 2022

CONGRESSO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE" COMEÇOU ESTA QUINTA-FEIRA EM MIRANDELA

 “Um espaço de reflexão que resulte em contributos importantes para os decisores políticos implementarem as melhores estratégias para que a educação seja cada vez mais um espaço de inclusão e de diversidade”.


É o principal objetivo a atingir pela Intervenção, a Associação Para a Promoção e Divulgação Cultural, com a organização do Congresso Internacional sobre a Educação, Inclusão e Diversidade que começou, esta quinta-feira, em Mirandela, e que se prolonga até ao próximo sábado.

A escolha de Mirandela também não é inocente. “Temos tido uma grande atividade na área de realização de congressos por vários pontos do país e estamos a optar por zonas do Interior, e este foi o caso aqui em Mirandela para podermos colocar os participantes em reflexão sobre quais as perspetivas da inclusão e tentar encontrar respostas para fazermos o caminho da integração de todos no espaço educativo”, refere José Dantas, presidente da Assembleia Geral da Intervenção 

Para a presidente do Município de Mirandela, os temas do congresso têm toda a pertinência, numa altura em que está em andamento o processo de transferência de competências, do Estado para as autarquias, na área da Educação. “A inclusão é de facto uma das nossas prioridades e o Município de Mirandela está muito empenhado em colaborar em tudo que sejam as necessidades educativas, formativas, das nossas formações e de acordo com as motivações de cada um dos alunos que frequentam as nossas escolas, porque a educação é a grande definição de futuro do nosso concelho e do nosso país”, adianta Júlia Rodrigues.

No congresso marcam presença cerca de três dezenas de oradores, oriundos de universidades e outras instituições de ensino superior de vários pontos do mundo, que vão fazer as suas comunicações aos cerca de 250 congressistas inscritos.

As conclusões serão vertidas no site oficial da Intervenção – Associação Para a Promoção e Divulgação Cultural - logo após o final do congresso, no próximo sábado.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário