quinta-feira, 21 de abril de 2022

O Homem Infinito – Vida e Obra de Nadir Afonso, da autoria de Guilherme Pires

 O Museu do Abade de Baçal irá acolher no próximo dia 30 de abril, pelas 15h30, numa iniciativa conjunta com a Fundação Nadir Afonso, uma sessão de apresentação do livro O Homem Infinito – Vida e Obra de Nadir Afonso, da autoria de Guilherme Pires. A obra será apresentada por Maria da Assunção Anes Morais, presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes e pela presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso.


Assinalamos assim o último dia da exposição Horizontes, que pôde ser vista no Museu do Abade de Baçal desde o passado mês de janeiro. Contamos com a V. presença.

Deixamos abaixo a sinopse do livro:

Nadir Afonso, um homem sem limites. Como o círculo perfeito que desenhou na parede da sala dos pais, quando tinha quatro anos, pareceu ter uma vida infinita, em movimento perpétuo.

Partiu de Chaves para o mundo. Foi um arquiteto talentoso, modernista, que trabalhou com dois mestres e França e no Brasil: Le Corbusier e Oscar Niemeyer. Recusando a ideia de que a arquitetura é uma arte, prescindiu dela em prol da pintura, a sua verdadeira vocação e obsessão.

Pertenceu às vanguardas europeias da pintura abstracionista, geométrica e cinética da segunda metade do século XX, privando com figuras como Victor Vasarely, Fernand Léger, Max Ernst, Júlio Resende ou Candido Portinari. Criou uma obra plástica abundante, singular e intemporal. Em simultâneo, construiu uma filosofia estética sólida e complexa, na qual revela os mecanismos da criação artística e o sentido da arte.

Homem de paixões, teve várias relações em França, mas foi em Laura, o seu verdadeiro amor, que encontrou o porto seguro, dedicando-se a ela durante 36 anos, até ao fim. Sempre humilde, sempre convicto das suas ideias e dos méritos do seu trabalho artístico, tornou-se um nome incontornável da pintura e da arquitetura portuguesa.

Nem todos o compreenderam. Muitos o celebraram. Esta é a sua biografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário