Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Esgoto a céu aberto junto à ETAR polui ribeiro em Souto da Velha

 Um esgoto a céu aberto está a poluir o Ribeiro dos Moinhos, que atravessa a aldeia de Souto da Velha, no concelho de Torre de Moncorvo. O efluente vaza diretamente para o riacho, apesar de estar a pouco mais de três metros de distância da mini-ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) ao qual nunca foi ligado.


O curso de água, que era um dos afluentes do Rio Sabor, é a principal captação usada para a rega de uma parte importante das hortas da localidade, que são das suas maiores riquezas graças à existência de regadio. A situação está a obrigar os agricultores a instalar mangueiras a montante da saída do esgoto para poderem regar com água limpa, o que implica gastos acrescidos, contou uma fonte.

A saída do efluente está em frente a uma propriedade privada, cujo portão é usado como entrada para uma horta, e a montante estão localizadas duas casas de habitação, cujos moradores se queixam que quando faz calor o cheiro proveniente do ribeiro é nauseabundo, além do mau aspeto que dá ao curso de água, tal como de pode visualizar nas fotografias.

Os proprietários de uma das casas afetadas deu conta da situação à autarquia há alguns meses, no entanto, segundo o Mensageiro apurou o esgoto continua encaminhado para o Ribeiro dos Moinhos.

O Mensageiro questionou o Município de Torre de Moncorvo sobre assunto, que respondeu em duas ocasiões no mesmo dia. Na primeira resposta a Câmara referiu desconhecer a situação. Já após fecho da edição nos jornal recebeu seguinte esclarecimento: "Depois de contactada a entidade gestora Águas do Interior Norte, fomos informados que a situação se deveu a uma obstrução na rede de saneamento que originou activação do descarregador de tempestade. A entidade gestora adiantou ainda que a situação não lhe foi comunicada por qualquer meio, tendo tido conhecimento unicamente através do pedido de esclarecimento enviado pelo Município. Referiu ainda que a obstrução era de extrema simplicidade e foi imediatamente reparada minutos.

Segundo apuramos técnicos da empresa estiveram ontem no local, mas até ao momento ainda não foi possível confirmar se o assunto ficou resolvido.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário