quarta-feira, 20 de abril de 2022

Autarquia de Macedo promove a primeira Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes

 A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e cerca de meia centena de artistas, curadores e especialistas de arte uniram-se para criar a primeira Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes.


Intitulado “Linha de Água”, trata-se de um projeto inédito na região, que vai ter sede em Macedo de Cavaleiros, tendo por base as singularidades do vasto território transmontano, como explica o presidente da autarquia de Macedo, Benjamim Rodrigues:

“É um projeto que reúne um conjunto de iniciativas de artistas, curadores e especialistas de arte que se dedicam à prática e investigação artística, juntamente com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Tem como objetivo estabelecer um espaço de criação e reflexão artística contemporânea, contextualizado no nosso território que é singular, com um património de fauna e flora de paisagem protegida e três selos UNESCO (Geopark Terras de Cavaleiros, Reserva da Biosfera e Entrudo Chocalheiro). No fundo acaba por ser um investimento artístico nesta região, cuja missão é estimular, apoiar e divulgar a criação de teorias e práticas contemporâneas.”

As ações vão decorrer de diferentes formas e em diferentes espaços:

“Vai desenvolver-se em vários espaços culturais, não só na cidade.

Os espaços vão ser vários, como o Centro Cultural, Museu de Arte Sacra, na estação, onde será a sede do Geopark Terras de Cavaleiros, e até nas juntas de freguesia, que serão espaços expositivos descentralizados.

Teremos também uma residência artística, que poderá ser para quatro artistas, haverá um ciclo de conferências e visitas guiadas sobre a paisagem e o património cultural. Teremos também um programa educativo, muito interessante para crianças e famílias, em parceria com os agrupamentos de escolas da região. Irá também ser elaborado um catálogo onde vão figurar as obras dos artistas.”

Envolvidos estão vários artistas, nacionais e internacionais, e algumas instituições:

“Estamos a falar de uma bienal que reúne um conjunto de artistas nacionais e estrangeiros, sendo por isso uma bienal internacional.

Também temos artistas da região e no conselho científico vão estar professores de arte do IPB. A parte executiva está a cargo da professora Inês Falcão e teremos uma série de intuições e centros de investigação envolvidos, nomeadamente a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Instituto de Investigação de Arte, Design e Sociedade, a própria fundação Bienal de Cerveira será parceira e o Laboratório de Artes de Montanha Graça Morais.”

O projeto arranca a 29 de junho, feriado municipal em Macedo de Cavaleiros, e decorre até 29 de setembro. A ideia é que se realize a cada dois anos.

A apresentação da bienal acontece esta quinta-feira no Welcome Center do Turismo do Porto e Norte, no Porto, na presença do presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, e da Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário