Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Festividades da Semana Santa regressam a Algoso com encenações religiosas e medievais

 As cerimónias da Semana Santa e o Mercado Medieval estão de regresso a Algoso, concelho de Vimioso, na sexta e sábado, com encenações religiosas e animação musical, após um interregno de dois anos devido à pandemia, foi hoje anunciado.


“Estas duas iniciativas têm algo de diferenciador, porque Algoso tem um património histórico de grande valor cultural e arquitetónico, a começar pelo castelo medieval, o que proporciona um ambiente único nesta localidade. Depois de dois anos de interrupção devido à covid-19, voltamos mais fortes e com muitas novidades”, explicou à Lusa a presidente da Junta de Freguesia de Algoso, no distrito de Bragança, Cristina Miguel.

Este ano, a grande novidade é a encenação cénica marcada para sexta-feira santa, com um mercado nazareno que vai mostrar “a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém”.

“Estas encenações religiosas são uma novidade nestas atividades ligadas à Páscoa, com uma via-sacra ao vivo, que terminará com um espetáculo de manipulação de fogo”, explicou a autarca.

Para sábado está agendado um mercado medieval onde não faltará muita animação de rua com grupos musicais como: Loa Trovadoresca, Anda Camino, gaiteiros tradicionais, danças do ventre, trato de rua, malabarista e um concerto de encerramento com o grupo Galandum Galundaina. Pelo meio artista de rua, em jeito medieval farão a restante animação desta iniciativa que está em crescendo.

Segundo Cristina Miguel, a meia-noite de sábado de aleluia será o ponto alto destas festividades onde o castelo Hospitalário de Algoso será o elemento central.

“Outras das novidades para as cerimónias da semana santa em Algoso será um grupo de intérpretes que vão cantar aleluia na torre do castelo por volta da meia-noite de sábado”, vincou Cristina Miguel.

Do ponto de vista histórico, os estudos mais recentes indicam que a edificação da primitiva estrutura do castelo de Algoso remonta a algum momento no final do reinado de D. Afonso Henriques (1112-1185), quando seu filho Sancho já exercia o poder régio.

Conforme registado nas Inquirições de 1258, o seu construtor foi um senhor local, Mendo Rufino, que em troca recebeu o senhorio da vila de Vimioso.

A partir de 1224, a sua estrutura foi radicalmente alterada, momento em que o castelo foi doado por D. Sancho II  (1223-1248) à Ordem dos Hospitalários, após um período relativamente longo de guerra com o reino de Leão. À época, este castelo constituía-se no expoente máximo do poder local, residência do representante real encarregado da arrecadação dos direitos reais em terras de Miranda e Penas Roias.

Para além destas componente histórica e cultural, esta iniciativa mexe com toda a economia do concelho, onde os produtores locais e de outras regiões aproveitam para ecoar os seus produtos mais emblemáticos como os folares, enchidos, pão, dormidos, rosquilhas, licores, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário