Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

SANTIAGO E FÁTIMA

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Muitas vezes, quando estou na Povoa do Varzim, vejo passar peregrinos, que se dirigem para Santiago de Compostela.
Alguns são idosos, outros, bastante jovens – quase adolescentes, – que caminham aos pares ou isoladamente, levando, em regra, a tradicional vieira.
Admiro a coragem dessa gentes – quase todos estrangeiros, – que se aventuram a percorrer caminhos quase desertos, expondo-se à intempérie, aos salteadores e às frias Nortadas, por lugares ermos e perigosos.
O governo da Galiza, a bem da sua terra, tem realizado convincente propaganda, difundindo e reavivando os antigos caminhos, que levam à catedral do Santo.
Certa ocasião, estando na esplanada de bar, em, A – Ver – o – Mar, ouvi conversa do proprietário com um desses peregrinos, que vinha pedir a colocação de carimbo da firma, garantindo, assim, que passou por ali.
Admirei-me que os "peregrinos" estejam interessados em tais carimbos!...
Admirei-me, mas rapidamente me informaram estar na moda, e até é chique fazer tais "peregrinações."
Soube, também, por jovens, que alguns fazem o percurso de carro, atravessando apenas as povoações, a pé.
Onde chega o snobismo a vaidade ou a ânsia de ser importante! - Como se isso desse alguma importância!...
Bem diferente são os peregrinos de Fátima, que caminham em grupo, rezando e cantando, palmilhando por atalhos e estradas, e muitos chegam ao Santuário em lamentável estado de saúde.
São devotos de Nossa Senhora. Não colhem carimbos, nem se hospedem em hotéis, nem comem em restaurantes elegantes, nem intercalam etapas, de carro e a pé.
Uns vão a Compostela para fazerem turismo, por estar na moda; outros vão a Fátima para cumprir promessas e pedir graças.

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG” e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário