Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

O município de Alfândega da Fé vai fazer um empréstimo de um milhão de euros para pagar parte de três obras

 A requalificação do Lagar D’El Rei, da Zona Industrial e da Escola Básica e Secundária são as obras a pagar


Este empréstimo não contribui para a dívida do município. As obras no Interface da vila também já estão concluídas.

As obras no Lagar D’El Rei, na Zona Industrial e na Escola Básica e Secundária vão custar mais de quatro milhões de euros, mas o município vai contrair um empréstimo de um milhão para financiar a contrapartida nacional. De acordo com o presidente da câmara, Eduardo Tavares, vão ser criados mais lotes na zona industrial, que ficarão disponíveis no próximo ano e já têm empresas interessadas. "Vamos ter mais oito lotes disponíveis. A zona industrial tem 32 lotes e com esta resposta ficará perto dos 50. há já até compromissos com investimentos importantes na área da agroindústria".

Quanto à escola básica e secundária, o município espera luz verde do Tribunal de Contas para avançar com a segunda fase da empreitada, que consiste na melhoria dos vários pavilhões. "É um edifício administrativo onde está também o pavilhão polivalente e a cantina. Vamos fazer também a melhoria de edifícios onde temos salas de aula, em eficiência energética e na área da climatização. É um investimento de 1,4 milhões de euros, que vem complementar o investimento feito na primeira fase".

Já o Lagar D’El Rei, com cerca de 300 anos, vai ser transformado num museu e num ponto de atracção. "Queremos fazer uma obra de preservação e conservação do edifício, mantendo a sua traça e função, mas adaptá-lo à modernidade. Será um espaço museológico, com um lagar, dedicado aos produtos endógenos, azeite e gastronomia".

As obras na zona industrial já começaram, as da escola e do lagar o município espera que avancem ainda este mês.

Uma empreitada que já está concluída é o novo interface de transportes da vila, junto à escola primária. Começou a ser feito ainda em 2020, mas só há pouco tempo ficou pronto. "Demorou mais de um ano. Sofremos o impacto da pandemia, depois da escalada de preços, falta de matérias-primas. Esta obra tinha algumas estruturas de ferro, que é um material que está a ter um crescimento exponencial de preço".

O interface de transportes custou cerca de 300 mil euros, 85% financiado pelo Portugal 2020.

Obras que já deviam estar prontas, mas que atrasaram devido aos concursos desertos e falta e aumento do preço dos materiais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário