Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Vinhais instala desfibrilhadores automáticos em seis equipamentos públicos

 Vários equipamentos públicos de Vinhais, no distrito de Bragança, estão agora equipados com desfibrilhadores automáticos, resultado de um investimento de 15 mil euros, divulgou hoje a Câmara Municipal.


O município transmontano decidiu implementar localmente o Programa de Desfibrilhação Automática Externa, licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que permitiu a aquisição de seis desfibrilhadores e a formação de 40 colaboradores.

Segundo informou hoje em comunicado, os desfibrilhadores automáticos foram instalados no edifício da Câmara Municipal de Vinhais e armazém, estádio municipal, complexo desportivo das piscinas cobertas, centro cultural e parque biológico.

“De salientar que em cada uma destas instalações existe, pelo menos, um técnico dotado de formação em Suporte Básico de Vida – DAE, acreditado pelo INEM”, refere a autarquia.

Com a implementação deste programa, Vinhais pretende “criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de uma paragem cardiorrespiratória”.

O município lembra que “a primeira causa de morte no mundo Ocidental é a doença cardiovascular”, que “40% das vítimas morrem antes de chegarem ao hospital” e que na Europa este problema mata anualmente 700 mil adultos.

“Por este motivo, é necessário ter, nos espaços públicos, de lazer e desportivos, elementos devidamente formados/treinados que, em caso de paragem cardiorrespiratória, saibam iniciar Suporte Básico de Vida, providenciar Desfibrilhação Automática Externa (DAE) em poucos minutos, e ativar o 112”, salienta.

Sem comentários:

Enviar um comentário