Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Idosos do distrito frequentam universidades seniores para combater depressão e solidão

 Entre 35 a 50% dos idosos têm depressão, mas esta percentagem é de apenas 5% quando estas pessoas frequentam universidades seniores


Para muitos é uma diversão, para outros o fugir da solidão. São várias as actividades que desenvolvem e esta quinta-feira mais de 100 idosos do distrito estiveram no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, a cantar, dançar e fazer teatro, no quinto festival criativo da RUTIS.

“Estes encontros são lindos, maravilhosos, não há coisa melhor. É um bálsamo. Eu entrei em Outubro para a universidade e logo em Março surgiu a pandemia, fiquei muito triste até fiquei com depressão, por causa de estar em casa. Mas isto é uma maravilha”, afirmou Rita Silva, da universidade sénior de Macedo de Cavaleiros.

A pandemia veio mostrar o impacto que as universidades seniores têm nos idosos, visto que muitas pessoas entraram em depressão por terem perdido a ocupação.

“Eles dizem que sentiam imensa falta do contacto, de sair, de ver. O número de pessoas com depressão aumentou, duplicou, porque esta faixa de população foi uma das mias castigadas pela pandemia e nós temos alguns alunos que já não voltam, nós sabemos disso”, referiu Luís Jacob da RUTIS- Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, IPSS.

No distrito há universidades seniores em todos os concelhos à excepção de Vimioso. Mas a RUTIS está já em conversações com a câmara municipal. Luís Jacob entende que esta é uma mais-valia para a região, visto que entardece o envelhecimento.

“O custo de um aluno numa universidade sénior é 67 vezes mais barato que um utente num lar de idosos, ou seja, nós trabalhamos na prevenção”, frisou.

O Festival de Arte, Criatividade e Talento Sénior aconteceu, ontem, pela primeira vez, no distrito de Bragança e uniu 100 idosos das universidades seniores de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário