De acordo com o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, foram realizadas obras de restauro e limpeza das madeiras que compõem o retábulo-mor da igreja de Santa Cruz.
“Dado o estado de deterioração houve necessidade de restaurar, limpar e proceder à substituição de algumas peças do retábulo. No final, todo o conjunto do retábulo foi completamente pintado a ouro”, informou.
Estes trabalhos de restauro foram realizados por uma equipa de especialistas em arte sacra e tiveram um custo total de 20 mil euros. Este custo foi suportado pela paróquia, que espera contar também com o apoio do município de Miranda do Douro.
Segundo o padre Manuel Marques, a preservação do património cultural e religioso assume muita importância, dado que hoje, como no passado, é através do património que a Igreja evangeliza, anuncia a fé e transmite a identidade cristã.
Por seu lado, aquando da celebração da bênção do retábulo, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, sublinhou a importância do património religioso e cultural para o turismo na cidade.
“A igreja de Santa Cruz, é um dos ícones da cidade de Miranda do Douro. Este templo, é um espaço muito visitado pela população local e pelos turistas.
Se queremos continuar a ter turismo e, sobretudo, turismo de qualidade, temos de preservar o património deixado pelos nossos antepassados. Devemos dar prioridade a preservar e tornar acessível este património às pessoas”, indicou.
Em Portugal, o património religioso (arquitectura, pintura, ourivesaria, paramentaria e estatuária) está presente em muitas localidades e tem um alto valor cultural e turístico.
A igreja de Santa Cruz, em Miranda do Douro, é um edifício do estilo barroco, datado do século XVI.
O templo é constituído por uma nave única, uma capela-mor e uma sacristia retangular.
No retábulo do altar-mor, agora restaurado, está pintado o painel da Invenção da Santa Cruz.
HA
Sem comentários:
Enviar um comentário