Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Miranda do Douro: Retábulo da Igreja de Santa Cruz foi restaurado

 No dia 2 de fevereiro, aquando da festa litúrgica da Apresentação do Senhor e Dia dos Consagrados, realizou-se na igreja de Santa Cruz, em Miranda do Douro, a benção do retábulo restaurado do altar-mor, um acontecimento que mereceu elogios dada a importância do património para o turismo na cidade.


De acordo com o pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques, foram realizadas obras de restauro e limpeza das madeiras que compõem o retábulo-mor da igreja de Santa Cruz.

“Dado o estado de deterioração houve necessidade de restaurar, limpar e proceder à substituição de algumas peças do retábulo. No final, todo o conjunto do retábulo foi completamente pintado a ouro”, informou.

Estes trabalhos de restauro foram realizados por uma equipa de especialistas em arte sacra e tiveram um custo total de 20 mil euros. Este custo foi suportado pela paróquia, que espera contar também com o apoio do município de Miranda do Douro.

Segundo o padre Manuel Marques, a preservação do património cultural e religioso assume muita importância, dado que hoje, como no passado, é através do património que a Igreja evangeliza, anuncia a fé e transmite a identidade cristã.

Por seu lado, aquando da celebração da bênção do retábulo, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, sublinhou a importância do património religioso e cultural para o turismo na cidade.

“A igreja de Santa Cruz, é um dos ícones da cidade de Miranda do Douro. Este templo, é um espaço muito visitado pela população local e pelos turistas.

Se queremos continuar a ter turismo e, sobretudo, turismo de qualidade, temos de preservar o património deixado pelos nossos antepassados. Devemos dar prioridade a preservar e tornar acessível este património às pessoas”, indicou.

Em Portugal, o património religioso (arquitectura, pintura, ourivesaria, paramentaria e estatuária) está presente em muitas localidades e tem um alto valor cultural e turístico.

A igreja de Santa Cruz, em Miranda do Douro, é um edifício do estilo barroco, datado do século XVI.

O templo é constituído por uma nave única, uma capela-mor e uma sacristia retangular.

No retábulo do altar-mor, agora restaurado, está pintado o painel da Invenção da Santa Cruz.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário