Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Obras do Museu do Abade de Baçal em exposição para serem restauradas

 O Museu do Abade de Baçal acaba de abrir portas a uma exposição temporária que pretende envolver os visitantes e a comunidade local


“Restaurar o Património, Preservar a Memória” é o nome da mostra que convida todos quantos queiram a participar financeiramente para o restauro das obras que a integram.

São 25 objectos de pintura, escultura, desenho, mobiliário e documentação que estavam escondidos nas reservas do museu e precisam de uma nova vida.

“Pelo seu estado de degradação precisamos de os restaurar para os poder trazer de novo para a colecção permanente e sobretudo preservar estes objectos extraordinários que guardam as memórias da nossa identidade”, explicou Jorge da Costa, director do espaço.

Esta é a primeira exposição de Jorge da Costa como director do museu e, segundo contou, para já, há apenas orçamento para o restauro de algumas peças. Por isso, ainda não se sabe o montante total que este arranjo conjunto pode custar. Ainda assim, sublinha que são verdadeiros tesouros que ali estão expostos.

Presente na inauguração da exposição, no sábado, esteve a Directora Regional de Cultura do Norte. Laura Castro afirmou que o Estado não se está a demitir da sua função, no que toca ao restauro das peças, já que este espaço é da tutela da entidade que dirige.

“Essa é uma das missões dos museus, proteger, salvaguardar, estudar, expor, divulgar as colecções à sua guarda e, portanto a responsabilidade do Estado sobre o património e sobre as colecções museológicas não é posta em causa quando há estas campanhas, como esta que o Museu Abade Baçal está a lançar, que são campanhas que procuram mobilizar a sociedade civil, o meio empresarial para contribuir para protecção do património”, referiu.

A curadoria da exposição é de Jorge da Costa e de Georgina Pessoa. Estas peças podem ser vista até meados de Abril, no Museu do Abade de Baçal.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário