Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Assembleia Municipal de Macedo aprova relatório de contas do exercício de 2022 com três abstenções

 A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprovou por maioria, com três abstenções, as contas do exercício autárquico de 2022, que apresentam um resultado líquido de quase um milhão e 500 mil euros negativos.


Benjamim Rodrigues destaca a diminuição da dívida e aumento da capacidade de endividamento como aspetos positivos desta prestação de contas:

“A dívida também é notável.

Houve um exercício enorme para a abater e conseguimos diminuir à dívida que herdámos em cerca de 45%, fruto de uma boa gestão. Isto é notável pois é quase transformar uma dívida que existia em metade, em seis anos.

Isto é relativo e vale o que vale pois nós temos de ter dívida para termos evidências de investimento, penso é que tem de ser controlada. Tem de haver alguma saúde financeira para nós também termos alguma capacidade de endividamento, o que neste momento conseguimos aumentar.”

O presidente da autarquia encara a votação como um reconhecimento do “bom trabalho que tem sido feito”:

“Encaro como um reconhecimento do bom trabalho que tem sido feito ao longo dos anos, que culminou com este relatório que tem um novo grafismo, de fácil leitura, preciso, objetivo e perfeitamente demonstrativo de um bom exercício.

Confesso que estranhei um pouco as abstenções, não entendi qual a razão. De certa forma nós não queremos a perfeição nem unanimidade, mas isto releva, de facto, um reconhecimento do bom trabalho que tem sido feito. “

A bancada do PSD resolveu votar a favor, em concordância com a votação dos vereadores eleitos pelo partido em reunião de câmara.

O líder da bancada social-democrata, José Madalena, reforça a justificação da posição tomada com os resultados apresentados, no que diz respeito ao combate às fugas de água no concelho:

Relativamente ao documento subjacente a este relatório de contas, que foi o orçamento de 2022, abstivemo-nos. Mas agora entendemos que, neste caso, relativamente à prestação de contas, que é um documento iminentemente técnico, que traduz a prestação e execução da Câmara relativamente às políticas que definiu, está bem estruturado e traduz uma execução de uma política em que temos algumas divergências, mas que, no global, consideramos positiva e, nomeadamente uma das medidas que preconizámos, que era exatamente o ataque feroz ao desperdício e fugas de água, de facto está a produzir resultados e está no caminho que nós desejamos.

Nesse sentido entendemos votar favoravelmente o documento.”

Duas das abstenções partiram da bancada do CDS.

A justificação é apresentada pela deputada Daniela Rebelo:

“Porque não nos sentimos esclarecidos em todos os parâmetros expostos no documento e porque achámos que um documento com esta complexidade e quantidade de informação deveria ser disponibilizado aos deputados, para uma análise mais minuciosa, com um pouco mais de antecedência, por uma questão de rigor.”

O Relatório de Contas do exercício municipal de Macedo de Cavaleiros em 2022 foi aprovado sem votos contra.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário