Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 13 de agosto de 2023

Francisco de Assis Ferreira - "XICO FERREIRA"

Reconhecimento e Homenagem do Grupo, pelos Serviços Prestados a Bragança, à História desta Cidade... e às Suas Gentes.

 

Quis, para prestar esta homenagem, que as palavras ditas fossem sentidas. Para mim o mais fácil seria optar pelo elogio ao Brioso Atleta do G.D.B., ao Capitão, ao “gentleman”.
Por não ter privado com Sr. Xico Ferreira, pedi ajuda a um amigo comum. Ora, não é para isso mesmo que temos e queremos os amigos? Como não me pediu segredo, dir-vos-ei que foi ao Domingos Vinhas que pedi a, necessária e preciosa, ajuda.
Ficam algumas palavras escritas para ajudar a recordar o Homem, o Colega de Trabalho e o Amigo.
……….
Tive o privilégio de ter convivido com este Ser que a todos nos marcou pelo seu exemplo nas várias áreas que participou e Abraçou na Vida.
Foi na Junta Autónoma de Estradas de Bragança onde eu, ainda menino, o conheci e onde ele era desenhador, um bom desenhador segundo apreciação de meu pai.
De trato afável, respeitoso e sorriso no rosto é assim que o recordo na sala de desenho da JAE, onde já era costume irmos ter com ele para o ouvir falar de coisas passadas ou passar um bom bocado de amena cavaqueira.
Um bom Homem companheiro, nesta última fase de vida ainda almocei algumas vezes com ele num restaurante onde tinha por hábito ir. Mesmo estando já um pouco debilitado manteve sempre a boa disposição e gosto pela conversa e acompanhamento da atualidade.
Ficarão sempre aquém as palavras para o descrever na íntegra e perpetuar o seu nome como Homem, Cidadão, Colega e Amigo.

DV
……….
Estimado Vinhas. Perdoa-me por nada ter acrescentado ao que me disseste. Para quê?
Ficam apenas as palavras de amizade e estímulo com que me distinguiste.
……….
Bem hajas por toda tua Obra nesta e noutras áreas onde tens mantido o dom de fazer lembrar e perpetuar Pessoas que seriam dissolvidas no tempo e no esquecimento, bem como pugnar pela Verdade que se vai tornando rara e muitas das vezes não sabemos se ela existe nos dias presentes.

Um Abraço.
DV

Outro para Ti. Muito obrigado.
HM

Sem comentários:

Enviar um comentário