Cerca de 70 feirantes vindos de todo o distrito de Bragança e de outras regiões do país vieram até Vimioso, para comercializar os seus produtos na Feira de São Lourenço. Quem visitou o certame, teve a oportunidade de adquirir fruta, hortícolas, carne, queijos, bacalhau, frango de churrasco, utensílios de cozinha, peças de vestuário, calçado, atoalhados, brinquedos, árvores de fruto, lenha e muitos outros produtos. Ao longo da manhã, vários milhares de pessoas percorreram as ruas da zona baixa da vila de Vimioso, para ver as novidades dos feirantes e encontrar amigos e conhecidos.
Foi o caso de Maria Fernanda, uma emigrante natural de Vimioso que vive em França há 52 anos. Neste regresso à vila onde nasceu, verifica que a localidade tem menos gente comparativamente com outros tempos. Ainda assim, elogia o cuidado urbanístico, que faz de Vimioso uma vila bonita e agradável para passar férias. Na visita à feira de São Lourenço deste ano, esta emigrante portuguesa disse que comprou flores para plantar no jardim e os típicos produtos de fumeiro local, como são o presunto e o salpicão.
Por sua vez, o lusodescendente, Jorge Coelho, regressou a Portugal, no início de agosto, juntamente com a sua família, para gozar quatro semanas de férias. Sobre a feira de São Lourenço, o emigrante expressou a sua alegria por participar novamente neste evento, que é também uma oportunidade de encontro e de convívio com amigos e conhecidos.
“Ao longo deste mês de agosto, o mais importante é a oportunidade em descansar e dedicar mais tempo à família e aos amigos. Nestas quatro semanas de férias, pretendemos conviver e participar nas festividades locais, ir à piscina, ao rio e dar alguns passeios”, disse.
Finalmente, o casal de emigrantes, Cristina da Silva e Rui Afonso, vivem e trabalham em Pamplona (Espanha). Também eles, regressam todos os anos, à aldeia de Algoso, para gozar as merecidas férias. Este ano, no decorrer da sua vinda à feira de São Lourenço, aproveitaram para comprar presunto e outros alimentos para preparar as festas na aldeia, agendadas para os dias 14, 15 e 16 de agosto.
Em simultâneo, com a feira de São Lourenço realizou-se no recinto do gado, em Vimioso, o concurso concelhio de bovinos mirandeses, onde participaram 80 animais, pertencentes a 16 criadores, de localidades como Vimioso, Avelanoso, Serapicos, Vale de Frades, Pinelo, Santulhão, Matela, Junqueira, Algoso, Caçarelhos e Vilar Seco.
O concurso foi dividido em nove seções e atribuiu prémios aos criadores de bovinos mirandeses entre os 55 e os 200 euros. No total, o município de Vimioso investiu cerca de 30 mil euros neste concurso.
No decorrer da atribuição dos prémios aos criadores de bovinos mirandeses, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, justificou o investimento afirmando que uma das prioridades da autarquia vimiosense é incentivar a população à produção e valorização dos recursos endógenos, como é o caso da carne mirandesa.
Concerto Mickael Carreira
O feriado municipal, em Vimioso, culminou uma enchente de público, no parque municipal, para assistir ao concerto musical de Mickael Carreira. No decorrer do concerto, o cantor de música pop, interpretou temas como “Porque ainda te amo”, “Dou a vida por ti” ou “Bailando”. A noite em Vimioso, encerrou com a atuação do DJ Overrule, nome artístico do portuense, Bruno Castro, que é produtor de hip hop e música eletrónica.
As Festas em Vimioso prosseguem até ao dia 14 de agosto. Esta sexta-feira, dia 11 de agosto, iniciam-se as celebrações religiosas com a missa solene e a procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios. Ao serão, a Banda Filarmónica de Vimioso presenteia os emigrantes com um concerto. E o dia termina com o arraial da “Orquestra Magma”.
Sem comentários:
Enviar um comentário