Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Chuva tem sido "ouro" para a produção de castanha

 Apesar do mau tempo ter destruído culturas no concelho de Mirandela, noutras partes da região, como Bragança e Vinhais, a chuva tem sido “ouro” para a produção de castanha


Para o produtor, Domingos Afonso, com castanheiros em Carragosa, Bragança, e Vilar dos Peregrinos, Vinhais, as expectativas são boas.

“Esta chuva veio favorecer a castanha, veio fazê-la aumentar e desenvolver-se bem. O ano passado tivemos metade dos outros anos, este ano acho que vamos ter produção em grande”, referiu.

O ano passado a seca fez cair para mais de metade a produção de castanha na região. Este ano, o cenário parece diferente, até porque tem chovido e a água está a ser uma mais-valia para o desenvolvimento do fruto, explicou o produtor José Vaz.

“A chuva faz crescer a castanha. Se a árvore fica mais fresca, melhor cria o fruto. Pode esperar-se mais produção. Num ano bom produzo mais ao menos 60 toneladas. Para já, as perspectivas estão boas, vamos ver, ainda falta um bocado para a apanha”, contou.

Já João Pires tem castanheiros na aldeia de Vilarinho, concelho de Bragança. Para o agricultor a chuva já veio um pouco tarde, mas espera que se mantenha, não em quantidades muito excessivas, e que as temperaturas continuem altas para que a produção seja boa.

“A chuva ainda não foi muita. Se viesse mais alguma tanto melhor e manter as temperaturas relativamente altas, à volta dos 20 ou 25 graus, para proporcionar um bom crescimento. Ao ter humidade e alguma temperatura vai originar um bom crescimento”, explicou.

Os produtores de castanha com grandes expectativas em relação à campanha deste ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário