Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Padre Telmo Afonso homenageado na sua terra natal

 Simples, generoso e amigo, são estas as palavras que acompanham o busto de homenagem póstuma ao Padre Telmo Afonso, na aldeia do Zoio, no concelho de Bragança, de onde era natural


Com uma vida dedicada ao próximo, foi professor e prefeito no seminário de Vinhais e no de Bragança. Foi director do Colégio de S. João de Brito, director espiritual dos Cursos de Cristandade, vigário-geral e reitor do Seminário.

O sobrinho-neto, Pedro Evangelista, diz-se comovido com a homenagem, que não é só para a família, mas para todos os que com o padre se cruzaram.

“É muito bonito ver isto acontecer, ver esta gente toda, passados tantos anos ainda sentir este carinho, este amor, esta onde de solidariedade e perceber que a maneira como ele vivia a vida, mesmo passados 7 anos da sua morte ainda continua presente. Foi uma pessoa inspiradora, com a sua bondade, com a sua generosidade, tenho grande pena que ele não possa estar aqui agora, mas continuará a fazer parte da família enquanto nos recordarmos dele”, frisou.

Hélder Santos, secretário da Junta de Freguesia do Zoio e representante da Comunidade Local do Baldios do Zoio, entidade que promoveu a homenagem, também recorda um amigo.

“Para o padre Telmo estava sempre tudo bem e tínhamos que ir sempre á missa. Quando andávamos aqui com as nossas brincadeiras e ele dizia ‘garotada vamos à missa’ e são essas memórias que ficam”, lembrou.

D. Nuno Almeida, bispo da Diocese de Bragança-Miranda também esteve presente na homenagem. Assinalou que a homenagem transcende o sacerdote.

“Nos tempos que correm põe também em destaque a importância do serviço que o sacerdote faz em favor do seu povo, espiritualmente, também na promoção social, tudo aquilo que no fundo humaniza a vida das pessoas e fortalece os laços entre as pessoas”, destacou. 

Hernâni Dias, presidente da câmara de Bragança, fala de homem bom e amigo das pessoas.

“É uma homenagem justíssima que revela bem a importância do padre Telmo durante o período em que esteve ligado a estas comunidades”, frisou.

O Padre Telmo morreu em 2016. Teve a seu cargo as paróquias do Zoio e Carrazedo, em Bragança, e as de Celas, Ousilhão, Nunes, Edrosa, Moimenta e Montouto, em Vinhais.

Além do busto, foram inauguradas, no sábado, as obras de requalificação de um largo e de uma rua, no Zoio, financiadas, em parte, pela câmara de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário