Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Alunos da Escola de Saúde do IPB descontentes com a falta de condições de infra-estruturas

 Ontem, na sessão de boas-vindas aos novos alunos do IPB, os estudantes ergueram uma lona gigante com uma frase provocatória a pedir uma nova escola


O presidente da Associação de Estudantes da Escola de Saúde, Daniel Martins, diz que esta luta já é antiga e que estão cansados de esperar. “Pretendemos mostrar a nossa indignação. Queremos uma escola nova, que é prometida há vários anos e nunca foi construída, sendo que não temos condições para os nossos alunos. Temos que ter aulas noutras escolas. Na Agrária e na ESTIG também”.

O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, explicou que já foi lançado o concurso para a elaboração do projecto de execução da escola, mas ainda se está a resolver o problema de aquisição do terreno. “Estamos neste momento a lançar o concurso do projecto de execução. Vamos fazer o projecto de execução e durante o próximo ano esperamos lançar a empreitada. Estamos a procurar que nos seja cedido um terreno, que é do Estado, entre o hospital e o campus do IPB, que nos parece a localização ideia para essa escola. A ideia é criar também um grande centro de inovação na área da saúde, que nos envolva a nós e ao hospital”.

Os estudantes da Escola Agrária também aproveitaram o evento de integração para protestarem contra a falta de alojamento e o preço dos quartos. Instaram uma tenda com um cartaz que dizia “aluga-se por 500 euros”. Estefânia Dias, uma das alunas promotoras, conta que há alunos a viver em casas sem condições dignas. “Tivemos uma residência prometida para este ano que não apareceu. Dá para notar o descontentamento e necessidade dos alunos em termos de arranjar casa porque as residências estão preenchidas. Os preços são absurdos. Há muitos estudantes a viver sem condições dignas e os senhorias abusam do facto de que o estudante não tem muitas alternativas para levantar os preços e acabam por não ter condições mínimas para viver”.

Todos os anos o anfiteatro ao ar livre do IPB acolhe a sessão de boas-vindas aos alunos das várias escolas do politécnico, Bragança, Mirandela, Chaves e Santo Tirso. Estiveram presentes 1400 alunos. O presidente da Associação Académica, André Caldeira, realçou o papel da associação no apoio aos novos estudantes. “O nosso papel é muito importante, recebe-los da melhor forma, preocupar-nos com eles e acima de tudo terem todas as atenções que possam vir a ter, sejam elas a nível de dificuldades que tenham de se integrar junto da comunidade, alojamento”.

Neste novo ano lectivo, entraram no IPB cerca de três mil estudantes, para licenciaturas, mestrados e CTESP’s.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário