Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Mirandela quer mais profissionais de saúde e disponibiliza-se para ajudar

 O município de Mirandela, no distrito de Bragança, considerou hoje ser “imperioso o reforço” de profissionais de saúde no concelho, afirmando estar disponível para ajudar a implementar medidas que ajudem a fixar médicos.


Em declarações à Lusa, o vice-presidente da autarquia, Orlando Pires, afirmou que o município tem mantido um contacto permanente com as entidades de saúde “face às notícias a nível nacional” da recusa de médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias obrigatórias por lei.

“O município posiciona-se como fazendo parte da solução, como parceiro. Está disponível para implementar medidas de apoio aos profissionais de saúde” para que se fixem no concelho, explicou à Lusa o vice-presidente.

Questionado sobre que medidas poderão avançar, Orlando Pires respondeu que serão as que “a Unidade Local de Saúde de Nordeste e o Ministério da Saúde julguem adequadas”.

“O executivo municipal continua a reivindicar que não pode aceitar, de forma alguma, a diminuição da capacidade de serviços de saúde no concelho, nomeadamente as respostas ao nível da urgência”, ressalvou.

Para a Câmara de Mirandela, é “imperioso o reforço destes profissionais” quando muitos dos que estão no ativo se aproximam da idade da reforma.

“A Câmara Municipal opor-se-á, por todos os meios ao seu alcance, a qualquer intenção – que na verdade se julga não existir – de diminuição da capacidade dos Serviços de Saúde hoje presentes no concelho”, lê-se numa nota de imprensa.

Segundo o autarca, com os dados que o município dispõe, “se nada fosse feito”, havia “o risco de algumas valências, sobretudo a nível da urgência, ficarem condicionadas a médio prazo”.

Por isso o município mostrou-se disponível para “implementar medidas de imediato”, para evitar, no futuro, eventuais encerramentos e promover o “reforço das respostas de saúde”.

No comunicado, a autarquia refere que parte dessas ações poderão passar por estar à disposição para “colaborar ativamente com o Estado central" para "facilitar o acolhimento e fixação de mais médicos no concelho".

“É de extrema importância para as populações. Temos um concelho com 30 freguesias, 600 quilómetros quadrados de área, 102 aldeias e 21 mil habitantes”, enfatizou Orlando Pires, que salientou que, até ao momento, Mirandela tem tido “uma reposta de qualidade por parte da Unidade Local de Saúde do Nordeste”.

TYR // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário