Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Patrícia Fernandes já tomou posse como nova presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa

 A assistente social sucede ao médico Duarte Soares, sendo que já integrava a equipa deste

Duarte Soares foi presidente durante 3 anos e encontrou uma instituição a precisar de reorganização, sendo que à época, havia problemas de índole financeira.

Agora, a presidente tem pela frente um mandato de quatro anos e diz que as prioridades passam por manter o bom funcionamento da casa e os funcionários, que são 6. “Consolidar todo o trabalho que foi feito até ao momento, que foi muito. A delegação teve um grande crescimento durante estes últimos anos e este crescimento, como em tudo, quando acontece muito rápido, traz alguns problemas e é preciso agora ver quais são esses problemas e dissipá-los. Neste momento, o maior desafio é mantermos o corpo de funcionários que temos. A maior parte estão alocados a um projecto e necessitamos de arranjar financiamento para os manter. Abriu, recentemente, um novo financiamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, que já era o financiamento que tínhamos, mas estava a terminar, mas vamos ver se conseguimos uma nova linha de financiamento para manter os recursos humanos”.

A presidente, que é natural de Macedo de Cavaleiros, diz que os pedidos de ajuda têm vindo a aumentar e que, por isso, é preciso trabalhar mais no sentido de angariar bens alimentares para dar resposta às solicitações. Há muitas pessoas do concelho a pedir ajuda mas há também vários migrantes e alunos internacionais do IPB a fazê-lo. “Na semana passada tínhamos o armazém vazio porque os pedidos de ajuda têm sido constantes. Alimentos, roupa e algumas solicitações de saúde, como medicamentos, mas que não conseguimos suprir, mas os pedidos dizem respeito, sobretudo, a alimentos. Temos algumas dificuldades e vamos agora, no final de Outubro, fazer uma recolha no Pingo Doce, para tentar chegar a mais pessoas”.

No distrito há delegações em Bragança, Miranda do Douro, Alfândega da Fé, Mirandela, Mogadouro e Vinhais. O delegado regional do distrito de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, Jorge Nunes, diz que mais duas delegações poderão surgir. “Temos algumas perspectivas mas não estamos a acelerar esse processo porque mais importante do que querer constituir novas delegações é que nesses locais existam voluntários disponíveis, com vontade de assegurar o desenvolvimento e criação de delegações. Há concelhos onde há disponibilidade e vontade de avançar. Temos a perspectiva de Macedo de Cavaleiros e de Vila Flor”.

Patrícia Fernandes é a nova presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha. É assistente social e é natural de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário