“Este selo diz que o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros tem a prática de desenvolver atividades de prevenção e resolução de situações de bullying.
Evidentemente que este selo não significa que a escola não tem bullying, mas sim que está organizada e tem um conjunto de estratégias e ações que visam um combate continuado e assertivo relativamente às situações de bullying, não só de resolução mas também de prevenção.”
Nesse sentido, o diretor conta que têm sido várias as ações desenvolvidas pelo Agrupamento para alunos, pessoal docente e não docente, e está previsto alargá-las a pais e encarregados de educação:
“Um conjunto de sessões que são feitas com as turmas ao longo da escolaridade, pela equipa que o Município nos disponibilizou e pelos psicólogos que temos na escola, que são quatro, algo raro nos dias que correm. Naturalmente que também existe um trabalho que os diretores de turma fazem, nas assembleia de turma, tempo este que é destinado à discussão dos problemas da turma, os problemas comportamentais e refletem sobre o funcionamento da escola, com o contributo dos alunos que também dão propostas.
Depois temos um projeto global de prevenção e promoção do bem-estar e saúde mental no contexto escolar.”
Paulo Dias revela que ainda este ano letivo se vão candidatar a outro selo:
“Talvez conseguir também um selo Escola Saudavelmente, que é um outro galardão que perseguimos e que acho que é muito importante. Tem muito a ver com o trabalho desenvolvido ao nível do bem-estar mental.
Quando não se dá visibilidade ao que se faz, as pessoas tendem a achar que não se faz. Portanto, também é importante dar visibilidade a isso para que os pais percebam que a escola se organiza nesse sentido.”
O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros detém agora o selo “Escola Sem Bullying”, que comprova a existência de medidas com vista a combater e prevenir o bullying na escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário