Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

São Pedro da Silva: O Velho e a Galdrapa vão animar a Festa de Santa Luzia

 No Domingo, dia 17 de dezembro, aquando da celebração da Festa em honra de Santa Luzia, em São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, volta a recriar-se a tradição do Velho e da Galdrapa, um ritual que assinala a chegada do inverno.


À medida que nos aproximamos do Natal, começam na Terra de Miranda, as Festas de Solstício de Inverno. Estas festividades, marcadas pela liturgia cristã, visam celebrar a luz, na estação do inverno.

Nesta estação do ano, em que a natureza parece adormecida e os dias se tornam mais frios e curtos, assinala-se a 21 de dezembro a noite do Solstício de Inverno ou noite mais longa do ano.

Na aldeia de S. Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, celebra-se a 17 de dezembro, a tradição do Velho e da Galdrapa, no decorrer da Festa em honra de Santa Luzia.

As figuras desta tradição são o Velho, a Galdrapa e os Bailadores, que são acompanhados por um trio de gaiteiros (gaita de foles, caixa e bombo), durante o peditório para a festa, pelas ruas da aldeia.

Neste peditório de dinheiro e de fumeiro, o Velho tem a missão de dar e beijar uma cruz de cortiça queimada, que depois de beijada tisna a cara das pessoas. A Galdrapa é a mulher do Velho, que cobiçosamente guarda as esmolas na sua algibeira e numa estaca pendura as chouriças recebidas e roubadas das casas das pessoas. Os bailadores têm a missão de dançar para a população e assim animar o peditório.

Até ao final do ano, no concelho de Miranda do Douro, realizam-se ainda outras festas de inverno, como são: a Festa em honra de São João Evangelista – a Festa dos Moços, em Constantim, agendada para os dias 26 e 27 de dezembro; e a Festa do Menino, em Vila Chã da Braciosa, no dia 1 de janeiro.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário