Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Vimioso: “O Cantar dos Reis está enraizado no coração das pessoas” – Dom Nuno Almeida

 No Domingo, dia 5 de janeiro, a vila de Vimioso foi o palco do “Cantar de Reis”, um encontro que neste novo ano reuniu 10 grupos de várias freguesias do concelho, que quiseram preservar uma das mais belas tradições de Natal, com a entoação de cânticos dedicados ao Nascimento do Deus Menino.


O encontro foi coorganizado com a Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, teve lugar no pavilhão multiusos de Vimioso e iniciou-se com a celebração da Eucaristia Dominical, presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida.

A solenidade da Epifania é uma das festas centrais do tempo litúrgico do Natal, conhecida popularmente como Dia de Reis. Esta celebração do calendário católico assinala-se sempre a 6 de janeiro nos países em que é feriado civil; nos outros países, assinala-se no segundo domingo depois do Natal, como aconteceu ontem em Portugal. Na solenidade da Epifania do Senhor, Dom Nuno Almeida chamou à atenção para a iniciativa dos magos do oriente, que foram ao encontro do Deus Menino.

“Neste ano jubilar que já estamos a viver, inspiremo-nos no exemplo de coragem e humildade dos Magos dos Oriente e vamos também nós ao encontro do Senhor, pois Ele é a fonte do Perdão e da Esperança”, disse Dom Nuno Almeida.

Apontando para o presépio, o bispo diocesano, explicou que aí não há muros, nem portões e a entrada é livre.

“Perante os desentendimentos e o egoísmo, precisamos abrir o nosso coração e tornar-nos mais irmãos uns dos outros. Chamo à atenção para o acolhimento das pessoas imigrantes que chegam ao nosso país, à procura de trabalho e de melhores condições de vida”, indicou.


À celebração religiosa seguiu-se o espetáculo do Cantar de Reis, que nesta edição contou com a participação de dez grupos, vindos das freguesias de Algoso, Argozelo, Mora, Pinelo e Vale de Pena, Santulhão, Uva, Vila Chã da Ribeira, Vilar Seco, Grupo Coral de Vimioso e Rancho Folclórico de Vimioso.

No repertório musical, os vários grupos participantes cantaram temas como “Boas Festas”, “Cantar do Reis”, “Aqui vimos”, “Trigo, nozes e marmelada” e “Vós que vindes de Belém”, “Champanhe, minha champanhe”, entre outros cantares.


Para o presidente do município de Vimioso, o encontro de Cantar dos Reis é mais uma iniciativa conjunta da autarquia com outras instituições locais, que tem por objetivo recolher e preservar as tradições do concelho.

“O trabalho de recuperar e preservar o património cultural do concelho implica o envolvimento de todos. Desde logo o município, as freguesias, as paróquias, os lares de idosos, o agrupamento de escolas, entre outras entidades”, disse.

Já o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida enfatizou que o Cantar dos Reis é uma tradição muito bela que dá a conhecer a alma do povo.

“O Cantar dos Reis está muito enraizado no coração das pessoas. E estes cânticos alusivos ao Nascimento de Jesus, ajudam-nos muito a centrarmo-nos no essencial. Hoje em dia, o Natal, está tão repleto de propostas e de presentes que corremos o risco de nos esquecermos do homenageado, isto é, o Nascimento de Jesus Cristo”, disse.

Dom Nuno Almeida acrescentou que estes encontros para Cantar os Reis são também oportunidades de convívio, de partilha e de aprendizagem entre todos os participantes e o público.

Do lado dos participantes, António Martins, um dos membros do Grupo Coral de Vimioso, expressou grande alegria pela participação no Cantar dos Reis e sublinhou a importância de transmitir este legado cultural aos mais novos.

“Estes cânticos foram-nos transmitidos pelos nossos antepassados e duraram até hoje. Agora cabe-nos a nós incentivar as crianças e os jovens a aprenderam estas músicas e o seu significado que é anunciar o Nascimento do Deus Menino. Queira Deus, que esta tradição do Cantar dos Reis continue todos os anos”, disse.

Em Vimioso, o Cantar de Reis concluiu-se com a Partilha de Reis – um lanche oferecido pelo município de Vimioso – e o concerto dos Zingarus.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário