Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

“O Terceiro Milagre das Rosas”: o novo livro do moncorvense José Mário Leite sobre D. Dinis e Vila Flor

 “O Terceiro Milagre das Rosas” é o novo livro do moncorvense José Mário Leite, colaborador do Jornal Nordeste


Uma novela sobre D. Dinis, rei de Portugal, e Vila Flor, associado ao milagre das rosas.

“É uma novela que fala de D. Dinis, Vila Flor, das origens do nome de Vila Flor, da passagem de D. Dinis por esta vila e também sobre o milagre das rosas, que está associado ao monarca através da sua esposa, Rainha Santa Isabel”, explicou.

A história é do seu tio, o Padre Joaquim da Assunção Leite, que acabou por morrer antes de conseguir escrever o livro. José Mário Leite decidiu abraçar o desafio e recolheu alguns textos que já tinham sido escritos pelo tio.

A novela começa na escola de Vila Flor. “Começou a construir uma história que nasce na escola primária e secundária de Vila Flor, em que os alunos demonstram algum interesse e curiosidade sobre o que foram os tempos antigos e, a partir daí, construiu-se uma narrativa, com algo de imaginário, algo fabuloso, que culminasse com um segundo milagre de rosas, feito pela Rainha Santa Isabel, e um terceiro milagre, que será feito pela população de Vila Flor”, descreveu.

Além da ficção, a obra tem ainda factos históricos, como a atribuição do foral a Vila Flor por D. Dinis, as bodas do casamento em Trancoso e as estátuas de D. Dinis e de Santa Isabel em Vila Flor.

O livro será apresentado hoje à tarde, em Vila Flor, no dia em que se assinalam os 700 anos da morte de D. Dinis.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário