Número total de visualizações do Blogue

9118869

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de abril de 2025

𝐑𝐞𝐜𝐫𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐚 "𝐆𝐮𝐞𝐫𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐌𝐢𝐫𝐚𝐧𝐝𝐮𝐦"

 No ano em que se assinalam os 263 anos da destruição do Castelo de Miranda do Douro (8 de maio de 1762), a Câmara Municipal promove, nos dias 16, 17 e 18 de maio, a Recriação Histórica da "Guerra do Mirandum".


Os expositores interessados (comerciantes, bares e restaurantes) deverão proceder à inscrição prévia, preenchendo a respetiva ficha de inscrição e entregando-a no Balcão Único da Câmara Municipal ou enviando-a para o email cultura@cm-mdouro.pt.

𝐄𝐧𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨:

Nesta recriação histórica, confrontam-se o Conde de Lippe e o Conde de Aranda, revivendo-se os heroísmos e as fatalidades da Guerra do Mirandum. O evento transportar-nos-á ao século XVIII, através de uma ambientação barroca e de um mercado popular da época, onde se recriam as peripécias de uma guerra marcada mais pela guerrilha dos milicianos e pelo valor dos camponeses do que pelas tradicionais estratégias militares em campo aberto.

O mercado será palco de uma diversidade de atividades lúdicas e interativas, como música, canto, dança, malabarismo, acrobacia, jogos de destreza e treino de armas. Das tabernas e tendas ecoarão os pregões dos mercadores e os incitamentos ao comércio, enquanto os irresistíveis aromas do peixe e da carne grelhados atrairão visitantes famintos e sedentos.

Personagens de todas as esferas sociais cruzar-se-ão pelo mercado: almocreves e bufarinhentos, mendigos e rameiras, carregadores e aguadeiros, cativos e escravos, poetas e vendedores de sonhos e ilusões, fidalguia, burguesia e clerezia. O povo do Norte, para além dos montes, e o povo do planalto misturar-se-ão numa balbúrdia de vozes e pregões, acompanhados pela música dos tangedores e menestréis. De tempos a tempos, o som da gaita-de-foles ecoará pelas muralhas, espalhando-se pelas correntes do rio e transportando todos para um passado de lutas e conquistas.

Junte-se a esta viagem no tempo e viva a história como nunca antes!

Sem comentários:

Enviar um comentário