Os expositores interessados (comerciantes, bares e restaurantes) deverão proceder à inscrição prévia, preenchendo a respetiva ficha de inscrição e entregando-a no Balcão Único da Câmara Municipal ou enviando-a para o email cultura@cm-mdouro.pt.
𝐄𝐧𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨:
Nesta recriação histórica, confrontam-se o Conde de Lippe e o Conde de Aranda, revivendo-se os heroísmos e as fatalidades da Guerra do Mirandum. O evento transportar-nos-á ao século XVIII, através de uma ambientação barroca e de um mercado popular da época, onde se recriam as peripécias de uma guerra marcada mais pela guerrilha dos milicianos e pelo valor dos camponeses do que pelas tradicionais estratégias militares em campo aberto.
O mercado será palco de uma diversidade de atividades lúdicas e interativas, como música, canto, dança, malabarismo, acrobacia, jogos de destreza e treino de armas. Das tabernas e tendas ecoarão os pregões dos mercadores e os incitamentos ao comércio, enquanto os irresistíveis aromas do peixe e da carne grelhados atrairão visitantes famintos e sedentos.
Personagens de todas as esferas sociais cruzar-se-ão pelo mercado: almocreves e bufarinhentos, mendigos e rameiras, carregadores e aguadeiros, cativos e escravos, poetas e vendedores de sonhos e ilusões, fidalguia, burguesia e clerezia. O povo do Norte, para além dos montes, e o povo do planalto misturar-se-ão numa balbúrdia de vozes e pregões, acompanhados pela música dos tangedores e menestréis. De tempos a tempos, o som da gaita-de-foles ecoará pelas muralhas, espalhando-se pelas correntes do rio e transportando todos para um passado de lutas e conquistas.
Junte-se a esta viagem no tempo e viva a história como nunca antes!
Sem comentários:
Enviar um comentário