Neste dia o som de chocalhos, gaitas de foles, e muita animação e tropelia vai ser comum, com o desfile de mais de 75 grupos nacionais mas também internacionais. Este ano conta já com 6 nacionalidades diferentes: Portugal, Espanha, Itália, Bulgária, alargando esta edição à Roménia e ao México.
Já são milhares de pessoas que vão visitar a aldeia neste dia, com as expectativas a rondar as 5 mil pessoas, como contou, Amélia Folgado, presidente da Associação Maschocalheiro, organizadora do evento:
“Vão desfilar mais de 70 grupos e estamos à espera de receber muita gente. Temos tido o feedback, que os nossos emigrantes que estão noutros países, praticamente vêm todos. Já têm marcação de avião e outros vêm de carro. Oriundos de Espanha, França, Suíça e Alemanha. Porque não querem perder o nosso evento. E depois os visitantes vêm de muitos lados, da vizinha Espanha. O evento está a ter muita adesão. De grupos temos a participação de 75 grupos. O ano passado estiveram no encontro perto de 5 mil pessoas”.
O Encontro Internacional de Rituais Ancestrais é realizado desde 2019, numa tentativa de combater o inverno demográfico que se assiste em Trás-os-Montes, acrescentou a presidente da associação:
“Este encontro surgiu de uma brincadeira, com o objetivo de formar a associação para realizar um desfile de máscaras. O objetivo é atrair pessoas à nossa aldeia, porque está a ficar muito envelhecida e esquecida. Isto é para dizer ao governo que nós também somos gente, trabalhamos, pagamos os nossos impostos, e que se lembrem também de nós. E com pouco dinheiro, conseguimos fazer muito”.
Às 10h é inaugurado o Mercado dos Produtos Tradicionais, que contará com 60 expositores. E vai ser inaugurada a exposição de fotografia organizada pela Comissão de Moradores e Proprietários do Cardal do Douro, que retrata a quarta edição do encontro.
À mesma hora, arrancam as II Jornadas dos Encontros de Rituais Ancestrais, no Pavilhão das Exposições, com a presença de académicos e especialistas na área, nomeadamente: Roberto Afonso, Maria Pilar Panero, Patrícia Cordeiro, Georgiana Vlahdei, entre outros.
Às 11h00, prevê-se a chegada e receção dos grupos de caretos, mascarados e gaiteiros.
O desfile vai começar às 14h30. À noite, vai se realizar um jantar comunitário animado pela banda musical “Trouxa Mouxa”, com encerramento do evento pelas 22h00.
É organizado pela Maschocalheiro – Associação de Bemposta em colaboração com o Município de Mogadouro, o Agrupamento Europeu de Cooperação Internacional Duero-Douro (AECT) e a Junta de Freguesia de Bemposta. O orçamento é de cerca de 30 mil euros.
De referir que os Caretos de Arcas, do concelho de Macedo de Cavaleiros também participarão neste evento.
Sem comentários:
Enviar um comentário