Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Foi requalificada a Anta de Samorinha em Carrazeda de Ansiães

 Trata-se de um monumento megalítico e o projeto de requalificação custou perto de 100 mil euros


A Anta de Samorinha, no concelho de Carrazeda de Ansiães, um monumento megalítico, foi requalificada. O projeto de recuperação foi apresentado ontem.

Segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, o projeto permitiu conhecer a estrutura original da anta, que seria constituída por nove esteios, que definiam uma câmara funerária e que serviam também de suporte à tampa. “No âmbito de outro tipo de intervenção que foi necessário fazer, a ampliação do nosso Parque Empresarial, em fase do estudo de impacto ambiental, foi referenciado pelas entidades consultadas a necessidade de preservar este monumento megalítico e, como tal, tivemos que proceder à recuperação deste património histórico. Encontrava-se muito deteriorado e, portanto, foi preciso fazer uma intervenção para que seja perceptível a sua forma original e para criar condições para ser visitável. Esperámos que se já um ponto de atração turística”, referiu.

O projeto custou perto de 100 mil euros. No concelho há mais duas antas, a de Vilarinho da Castanheira e a de Zedes, monumentos classificados, ou seja, considerados de interesse cultural para a nação.

Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário