Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Homem acusado de matar vizinho e ferir irmão deste em Carrazeda de Ansiães morre na prisão de Bragança

 Morreu na cadeia de Bragança, o homem que estava acusado de matar um vizinho e ferido um irmão em Areias, concelho de Carrazeda de Ansiães


João Baçalo, o idoso de 77 anos, acusado pelo Ministério Público de, em agosto de 2024, ter morto a tiro, um vizinho de 37 anos e ferido com gravidade o irmão deste, de 27 anos, em Areias (Carrazeda de Ansiães), perdeu a vida, na passada sexta-feira, quando se encontrava na sala de refeições do estabelecimento prisional de Bragança, onde aguardava julgamento, confirmou fonte ligada à cadeia brigantina.

Ao que conseguimos apurar junto de fonte hospitalar, tudo aponta para que tenha sido vítima de uma obstrução da via aérea (engasgamento), quando estava a ingerir alimentos, mas é necessário aguardar pelo resultado da autópsia que já foi realizada.

Uma equipa do INEM foi acionada para o estabelecimento prisional, mas, apesar das várias tentativas de reanimação já não foi possível reverter a situação e o óbito acabou por ser confirmado no local.

O corpo foi transportado para a delegação do Instituto de Medicina Legal, no hospital de Bragança, onde foi sujeito à realização de uma autópsia. O funeral realiza-se, esta quarta-feira, em Areias.

O idoso estava em prisão preventiva, desde agosto de 2024 - medida de coação aplicada pelo juiz de instrução criminal – e já era conhecido, desde fevereiro deste ano, o despacho de acusação do Ministério Público que pendia sobre o arguido, mas ainda não havia data para o início do julgamento.

Estava acusado de dois crimes de homicídio qualificado agravado, um deles consumado, cometidos a 4 de agosto de 2024.

Segundo o Ministério Público de Vila Flor, autor da acusação, as duas vítimas envolveram-se numa discussão com o filho do agressor, devido a uma propriedade. O idoso surgiu em defesa do filho, e fez um disparo na direção de André Moreira, de 37 anos. Atingido no abdómen, este viria a morrer. O irmão deste (Flávio Moreira), de 27, foi o segundo atingido, no lado esquerdo do corpo. Só sobreviveu, graças a um rápido atendimento médico, prestado no Hospital de Vila Real.

Ainda segundo o despacho, ficou provado, que o arguido tinha em casa uma arma de fogo transformada, uma caçadeira, com a qual consumou os dois crimes.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário