Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Vespa da galha está a aumentar num ano em que há falta de parasitoides no mercado

 A incidência da vespa da galha do castanheiro este ano piorou face a 2024, num ano em que há falta de parasitoides no mercado, o que pode provocar uma diminuição do número de largadas face ao previsto e às necessidades.


“O parasitoide que combate esta praga está instalado em todo o país, mas isto tem altos e baixos. Podemos ajudar a que se instale melhor através das práticas culturais, por exemplo deixando de lavrar os soutos, deixarem que a vegetação cresça em maio para o parasitoide se alimentar, deixarem de destruir as galhas no inverno com as podas com o reforço de largadas do parasitoide”, descreveu José Laranjo.

Entretanto, o Mensageiro teve conhecimento que há falta de parasitoides no mercado o que pode provocar uma diminuição do número de largadas face ao previsto e às necessidades

Em Vinhais o combate à vespa da galha do castanheiro este ano está a ser reforçada com mais 40% do número de largadas em Vinhais, face aos últimos anos. No total serão feitas 70 largadas neste concelho. “Cada largada custa 240 euros, portanto, o investimento é considerável. Seria um investimento muito pesado para os agricultores. Até agora todos esses custos têm sido suportados pelo município”, revelou Martinho Martins.

A Câmara de Vinhais está a fazer um grande investimento no combate às doenças e pragas do castanheiro. Entre 2018 e 2025 no concelho foram efetuadas 950 largadas, que representam um investimento de 230 mil euros. Até ao final deste ano o tratamento contra o cancro do castanheiro está em marcha, o que representa um investimento de mais de 800 mil euros. Já foram tratadas 30 mil árvores afetadas e até ao final de 2025 serão tratadas mais 10 mil. “Estão sempre a aparecer coisas novas e não são boas”, acrescentou o autarca.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário