Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Recordar tradições antigas foi o mote para a quinta edição dos Jogos tradicionais, em Macedo de Cavaleiros

 Este domingo, Macedo de Cavaleiros recebeu a V edição dos Jogos Tradicionais, no Parque Municipal de Exposições Macedo de Cavaleiros, onde participaram dezenas de pessoas de várias aldeias do concelho, e não só.


Foi um dia para recordar vários jogos que podem cair no esquecimento, como o fito, a raiola, a relha, a malha e a corda.

Os primeiros classificados recordaram tempos antigos para além de ser também uma tradição:

“Participei na raiola, porque gosto muito. Desde que sejam jogos tradicionais eu gosto sempre de participar. Na minha aldeia, antes, jogavam a este jogo, era mais os senhores. Agora já é tudo misto”, confessou Maria Ricardo do Lombo.

“Ganhei o primeiro lugar em relha, não é a primeira vez que participo, já joguei muitas vezes. Gosto de jogar, porque é um desporto e jogamos quase sempre todos os anos. Também trouxe amigos e família. Os meus irmãos e meu pai, que ficaram em primeiro lugar e segundo”, destacou Armando Galito, de Izeda.

Os primeiros classificados no fito foram Francisco Ventura e Abel Rocha dos Olmos, e na raiola em segundo. Já jogamos há muitos anos, há mais 50 anos. Eu já tenho 73 anos. No ano passado, ganhámos a raiola, este ano ganhámos o fito. Está “porreiro”. Está a correr bem”, informou Francisco Ventura.

O jogo é quem não ganhar, perde. O que fizer mais tentos, é quem ganha. E os que perdem nunca ficam tão contentes como os que ganham. Estou feliz, sim senhor, e cada vez mais, disse Armindo Rodrigues.

Já pratico esta modalidade há muitos anos, desde os meus 6, 7 anos. Venho representar a aldeia de Olmos. Antigamente toda a gente jogava ao fito, à rede, cartas, chino, entre outras, disse Altino dos Anjos.

“Até jogava com moedas. Já não se pratica muito nos Olmos, porque certas tradições antigas vão-se perdendo. Mas nós temos a coragem e a valentia de ainda representar o concelho de Macedo, para ir para qualquer lado. Somos poucos, mas bons”, acrescentou Armindo Rodrigues.

A organização do quinto encontro esteve a cargo do Município de Macedo de Cavaleiros. O balanço é positivo destaca Rui Vilarinho, vice-presidente da autarquia, salientando que foi um dia único:

“É sempre positivo, ao longo dos cinco anos que organizamos os Jogos Tradicionais. Não sei precisar se há mais ou menos pessoas, mas a adesão foi grande. E de qualquer forma, não estamos a contar as pessoas. Organizamos tipo de iniciativas porque temos que participar também nos Jogos Nacionais, que decorrem todos os anos em diferentes concelhos do distrito de Bragança, e nós fazemos parte integrante deste processo, portanto temos que fazer estes jogos, e é um momento, é um dia único, por excelência, onde as pessoas vêm das nossas freguesias e da sede de concelho também, para jogar os jogos tradicionais”, declarou Rui Vilarinho.

Também houve modalidades a pensar nos mais petizes e ainda para pessoas portadoras de deficiência.

Os primeiros classificados de cada modalidade vão participar na final, organizada pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, que vai acontecer em Miranda do Douro, no dia 15 de junho.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário