Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

HOMENAGEM AOS EX COMBATENTES DO ULTRAMAR

 Num gesto de profunda gratidão e respeito, o Município de Vila Flor promove, dia 22 de Junho, uma homenagem aos ex-combatentes do Ultramar, evocando a memória, o sacrifício e as histórias de vida de todos os que serviram Portugal em tempos de guerra.
O evento integra um debate enriquecedor com historiadores e um psicólogo, refletindo sobre o impacto social, político e psicológico da Guerra Colonial, tanto nos militares como nas suas famílias e comunidade.

A cerimónia inclui ainda apontamentos musicais da Associação ComCordas e da Banda da ACRVF, culminando com a requalificação do monumento erguido em 1973 em memória dos combatentes Vilaflorenses.

Serão também apresentados 2 livros de investigação histórica e testemunhos, com destaque para obras que preservam a memória dos que estiveram no Ultramar, perpetuando o seu legado junto das novas gerações. 

Com este evento, aberto à participação pública, Vila Flor reafirma o compromisso de preservar a memória histórica com dignidade e humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário