Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Literatura e gastronomia de mãos dadas no Festival Literário de Bragança que começa amanhã

 A nona edição decorre de amanhã a sábado


A escrita e a gastronomia vão andar de mãos dadas, entre quarta-feira e a sábado. O Festival Literário de Bragança está de regresso. Este ano, o objetivo é discutir e mostrar como a literatura pode ser determinante na preservação da gastronomia, destaca a vice-presidente do município, Fernanda Silva. “Demonstrarmos como é que a literatura preserva, de facto, este património gastronómico e também como é que a própria gastronomia pode enriquecer a escrita e desenvolver esta competência das gerações mais jovens. Só através da escrita é que é possível nós preservarmos a memória coletiva e as tradições do nosso território”, sublinha.

Esta edição pretende criar o “casamento perfeito” entre escritores e chefes de cozinha da região, como António de Rosário, Óscar Geadas, mas também Elisabete Ferreira. “Neste contacto também com os próprios escritores, esta provocação mútua e esta discussão de que forma é que a literatura pode, de facto, preservar e também inovar a própria gastronomia temos o chefe António do Rosário, que é formador no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Óscar Geadas também vai estar presente e a Elisabete Ferreira, a melhor padeira do mundo, para falar conjuntamente com a dona Ana, do Solar Bragançano, cruzando aqui uma viagem por um livro do professor Fernando Calado, que são as Tabernas Transmontanas”, salienta.

Como é habitual, o festival vai levar escritores às escolas, estabelecimentos prisionais e aldeias. Mas este ano, pela primeira vez, também vai chegar aos restaurantes da cidade de Bragança, onde vai ser declamada poesia durante o almoço e jantar. “Levá-los a ativar aquilo que é a memória de longo prazo, da sua infância e do ambiente familiar. Levá-los a que descubram esta importância das conversas e as relações afetivas se vão criando em torno de uma mesa”, frisa.

Nesta nona edição, o papel das mulheres na cozinha também será destacado através de uma exposição de Virgílio Gomes, no Centro Cultural Adriano Moreira. Vai contar ainda com a presença de João Gobern, Fernando Alvim e Mário Augusto. O evento termina com a apresentação de uma nova coletânea da Academia de Letras de Trás-os-Montes.

Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário